Buscar

No final do século XVIII, dois movimentos sociais, a Inconfidência Mineira (1789) e a Inconfidência Baiana (1798), tiveram como motivação romper co...

No final do século XVIII, dois movimentos sociais, a Inconfidência Mineira (1789) e a Inconfidência Baiana (1798), tiveram como motivação romper com o domínio colonial português. Sobre essas rebeliões, afirma-se:
I. As duas Inconfidências tinham como objetivo criar uma república e abolir a escravidão. A Inconfidência Mineira foi um movimento de elite e a Baiana, mais popular, contava com a participação de pessoas de origem humilde, como alfaiates, soldados e escravos.
II. A Inconfidência Mineira tinha um caráter mais econômico, prevalecendo em seus projetos medidas mais anti-coloniais do que sociais. Já a Inconfidência Baiana, além de anti-colonial, foi mais voltada para reformas sociais, pois defendia uma sociedade em que os menos favorecidos tivessem melhores condições de vida.
III. A repressão imposta pela metrópole portuguesa atingiu principalmente os mais humildes. Entre os mineiros, o único condenado foi Tiradentes. Entre os baianos, foram condenados dois soldados, um aprendiz de alfaiate e um alfaiate. Para os condenados, foi aplicada a pena máxima: enforcamento e esquartejamento.

a) Apenas a afirmativa I é verdadeira.
b) Apenas a afirmativa II é verdadeira.
c) Apenas a afirmativa III é verdadeira.
d) As afirmativas I e II são verdadeiras.
e) As afirmativas II e III são verdadeiras.

Essa pergunta também está no material:

HISTÓRIA 1000 QUESTÕES
311 pág.

História Universidade PaulistaUniversidade Paulista

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d) As afirmativas I e II são verdadeiras. A Inconfidência Mineira e a Inconfidência Baiana foram movimentos sociais que ocorreram no final do século XVIII no Brasil Colônia, com o objetivo de romper com o domínio colonial português. A afirmativa I está correta, pois a Inconfidência Mineira foi liderada por membros da elite mineira, enquanto a Inconfidência Baiana contou com a participação de pessoas de origem humilde, como alfaiates, soldados e escravos. Ambas as inconfidências tinham como objetivo criar uma república e abolir a escravidão. A afirmativa II também está correta, pois a Inconfidência Mineira tinha um caráter mais econômico, com medidas anti-coloniais, enquanto a Inconfidência Baiana foi mais voltada para reformas sociais, defendendo uma sociedade em que os menos favorecidos tivessem melhores condições de vida. A afirmativa III está incorreta, pois a repressão imposta pela metrópole portuguesa atingiu principalmente os líderes dos movimentos, que eram membros da elite. Na Inconfidência Mineira, Tiradentes foi o único condenado à morte, enquanto na Inconfidência Baiana, foram condenados quatro participantes, incluindo dois soldados, um aprendiz de alfaiate e um alfaiate.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando