Buscar

Algumas ações governamentais e de setores da sociedade brasileira identificam a conjuntura histórica na qual foram criadas as condições para a impl...

Algumas ações governamentais e de setores da sociedade brasileira identificam a conjuntura histórica na qual foram criadas as condições para a implantação do regime militar iniciado com o golpe de 1964. Dentre essas ações, é correto dizer que:

um plano de apoio logístico aos golpistas foi aprovado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos.
a Marcha da Família com Deus, pela Liberdade, realizada em São Paulo, foi uma manifestação de oposição ao governo de João Goulart.
um Ato Institucional conferiu ao Executivo poderes extraordinários, entre os quais o de suprimir os direitos políticos por até dez anos e declarar estado de sítio.
o governo federal passou a desenvolver grandes projetos de integração nacional como a Transamazônica, o INCRA e o Mobral.
todos os segmentos da sociedade brasileira apoiaram as ações governamentais, uma vez que elas visavam ao estabelecimento da censura e ao endurecimento do regime.
a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
c) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
d) Apenas as afirmativas IV e V estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

HISTÓRIA 1000 QUESTÕES
311 pág.

História Universidade PaulistaUniversidade Paulista

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) Apenas as afirmativas I e II estão corretas. A primeira afirmativa é verdadeira, pois o governo dos Estados Unidos apoiou o golpe militar no Brasil em 1964, inclusive com o envio de recursos financeiros e treinamento de militares brasileiros. A segunda afirmativa também é verdadeira, pois a Marcha da Família com Deus, pela Liberdade, foi uma manifestação de oposição ao governo de João Goulart e acabou sendo utilizada pelos militares como justificativa para o golpe. As outras afirmativas estão incorretas. O Ato Institucional nº 1, que conferiu poderes extraordinários ao Executivo, foi editado em 1964, mas não suprimia direitos políticos por até dez anos e nem declarava estado de sítio. O governo federal não passou a desenvolver grandes projetos de integração nacional após o golpe, mas já vinha fazendo isso desde o governo de Juscelino Kubitschek. E a última afirmativa é falsa, já que houve resistência e oposição ao regime militar por parte de diversos setores da sociedade brasileira.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina