Buscar

No que diz respeito à abolição da escravatura, o Brasil passou por um lento processo de mudanças que culminou com a Lei Áurea, em 1888. Acerca dess...

No que diz respeito à abolição da escravatura, o Brasil passou por um lento processo de mudanças que culminou com a Lei Áurea, em 1888. Acerca desse processo, assinale a alternativa incorreta:

a) A Lei do Ventre Livre, defendida majoritariamente por deputados das principais pro-
víncias cafeeiras, proporcionava a liberdade somente aos filhos dos escravos nascidos
no Brasil.

b) O movimento abolicionista cresceu nas zonas urbanas como também as pressões escra-
vas, através de fugas e rebeliões.

c) A Lei dos Sexagenários, que concedeu liberdade aos escravos com mais de 60 anos,
teve um alcance pouco significativo, podendo ser avaliada como uma concessão para
frear o movimento abolicionista.

d) a Lei Eusébio de Queirós, que extinguiu o tráfico negreiro, resultou, sobretudo, das
pressões inglesas, da necessidade de expansão dos mercados consumidores e da preo-
cupação com a defesa dos direitos humanos.

(Errado) A Lei do Ventre Livre, defendida majoritariamente por deputados das principais províncias cafeeiras, proporcionava a liberdade somente aos filhos dos escravos nascidos no Brasil.
(Certo) O movimento abolicionista cresceu nas zonas urbanas como também as pressões escravas, através de fugas e rebeliões.
(Errado) A Lei dos Sexagenários, que concedeu liberdade aos escravos com mais de 60 anos, teve um alcance pouco significativo, podendo ser avaliada como uma concessão para frear o movimento abolicionista.
(Certo) A Lei Eusébio de Queirós, que extinguiu o tráfico negreiro, resultou, sobretudo, das pressões inglesas, da necessidade de expansão dos mercados consumidores e da preocupação com a defesa dos direitos humanos.

Essa pergunta também está no material:

HISTÓRIA 1000 QUESTÕES
311 pág.

História Universidade PaulistaUniversidade Paulista

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é: (Errado) A Lei do Ventre Livre, defendida majoritariamente por deputados das principais províncias cafeeiras, proporcionava a liberdade somente aos filhos dos escravos nascidos no Brasil. Na verdade, a Lei do Ventre Livre, promulgada em 1871, concedia liberdade aos filhos de escravos nascidos a partir daquela data. No entanto, a lei não foi efetiva na prática, pois muitos senhores de escravos encontraram formas de burlar a lei e manter os filhos dos escravos como escravos.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando