Buscar

Na atualidade, o conceito de patrimônio é algo bem difundido, e de certa forma conhecido em nossa sociedade. Contudo, esse termo sofreu mudanças co...

Na atualidade, o conceito de patrimônio é algo bem difundido, e de certa forma conhecido em nossa sociedade. Contudo, esse termo sofreu mudanças consideráveis com o passar da História. O termo patrimônio, de origem latina, advém de patrimonium, tendo suas origens em Roma. Entre os romanos, o termo era usado para designar tudo aquilo que pertencia ao pai da família. Esse significado, entretanto, difere profundamente da noção que temos sobre patrimônio hoje. Dessa forma, em qual das opções abaixo está mais bem explicitada a diferença entre o significado do termo patrimônio em Roma em contraposição aos dias atuais?


O conceito de patrimônio em Roma surgiu no âmbito privado do direito de propriedade, estando intimamente ligado a pontos de vista e interesses aristocráticos. Hoje, o ideário de patrimônio para além de uma concepção privada também é visto a partir da esfera pública.
O conceito de patrimônio em Roma surgiu a partir da construção do Estado Romano, o detentor de todos os bens da sociedade Romana. A concepção de bens públicos surgiu inicialmente em Roma. Hoje, porém, a noção de patrimônio está mais associada aos bens particulares adquiridos por cada indivíduo, e guarda pouca relação com os bens públicos.
O conceito de patrimônio em Roma está associado a um pensamento de valorização da riqueza difundido pela Igreja, a qual possuía uma enorme influência na sociedade romana. Já nos dias de hoje, a Igreja passou a desempenhar um discurso sobre a caridade e a bondade humana.
O conceito de patrimônio em Roma estava associado somente aos Magistrados Romanos, pois somente eles possuíam condições de detenção de patrimônio nesse período histórico. Porém, nos dias atuais, qualquer cidadão pode adquirir bens e dotar-se de um enorme patrimônio.
O conceito de patrimônio em Roma foi criado pela aristocracia para designar somente os seus bens materiais, pois seus escravos não eram considerados patrimônio. Atualmente, a palavra patrimônio designa todos os bens materiais ou imateriais que possa ter um indivíduo.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação de Patrimônio Histórico Cultural Brasileiro
4 pág.

prova av3.

Patrimônio Histórico Cultural Brasileiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A opção que melhor explicita a diferença entre o significado do termo patrimônio em Roma em contraposição aos dias atuais é a primeira opção: "O conceito de patrimônio em Roma surgiu no âmbito privado do direito de propriedade, estando intimamente ligado a pontos de vista e interesses aristocráticos. Hoje, o ideário de patrimônio para além de uma concepção privada também é visto a partir da esfera pública."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais