Buscar

Com base no caso concreto apresentado, qual é a tese da defesa de Marcelo? A) não está correta, pois a embriaguez, voluntária ou culposa, pelo ál...

Com base no caso concreto apresentado, qual é a tese da defesa de Marcelo?


A) não está correta, pois a embriaguez, voluntária ou culposa, pelo álcool ou substância de efeitos análogos não exclui a imputabilidade penal.
B) não está correta, pois a embriaguez proveniente de caso fortuito ou força maior não isenta de pena, ainda que ele fosse, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.
C) está correta, pois a embriaguez pelo álcool ou substância de efeitos análogos, mesmo voluntária, exclui a imputabilidade penal.
D) não está correta, pois apenas a embriaguez voluntária decorrente do uso de entorpecentes (drogas) exclui a imputabilidade penal.

Essa pergunta também está no material:

1o-SIMULADO-GMP
15 pág.

Direito Penal IV

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nas alternativas apresentadas, a tese da defesa de Marcelo é que a embriaguez pelo álcool ou substância de efeitos análogos, mesmo voluntária, exclui a imputabilidade penal, ou seja, ele não pode ser responsabilizado criminalmente pelo crime cometido devido ao seu estado de embriaguez. Portanto, a alternativa correta é a letra C.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais