Buscar

Luria cita cinco estágios evolutivos do desenvolvimento neuropsicológico que compreendem a ontogênese (desenvolvimento do indivíduo) da aprendizagem.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O neuropsicólogo soviético Alexander Luria propôs cinco estágios evolutivos do desenvolvimento neuropsicológico que compreendem a ontogênese da aprendizagem. São eles: 1. Estágio sensório-motor (0-1 ano): caracterizado pela exploração sensorial e motora do ambiente; 2. Estágio pré-operatório (1-3 anos): caracterizado pelo desenvolvimento da linguagem e do pensamento simbólico; 3. Estágio operatório concreto (7-12 anos): caracterizado pelo desenvolvimento da lógica e da capacidade de resolução de problemas concretos; 4. Estágio operatório formal (12 anos em diante): caracterizado pelo desenvolvimento da capacidade de raciocínio hipotético-dedutivo e da abstração; 5. Estágio da idade adulta: caracterizado pelo desenvolvimento da capacidade de reflexão crítica e da tomada de decisões. É importante lembrar que esses estágios são apenas uma referência e que o desenvolvimento neuropsicológico pode variar de acordo com diversos fatores, como a cultura, o ambiente e a educação.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais