Buscar

Nesse contexto, suponha que Giovanni está iniciando sua prática de exercícios físicos na academia e, inicialmente, foi submetido à avaliação física...

Nesse contexto, suponha que Giovanni está iniciando sua prática de exercícios físicos na academia e, inicialmente, foi submetido à avaliação física. Alguns dos dados obtidos nessa avaliação estão descritos logo a seguir:

Data da avaliação: 27/02/2024
Sexo: masculino
Data de nascimento: 11/01/2008
Massa Corporal: 69,5kg
Estatura: 1,73m
Dobra cutânea do Subescapular: 16,8mm
Dobra cutânea do Tríceps: 12,1mm

Com base nas informações apresentadas, responda:

a. Qual o Índice de Massa Corporal (IMC) de Giovanni? (Você deve apresentar o cálculo completo e a resposta).

b. Qual o diagnóstico do IMC de Giovanni? (Consultar o guia “ABC do IMC” para realizar essa classificação que se encontra no “Material da disciplina” no Studeo).

c. Qual o percentual de gordura corporal de Giovanni? (Consultando o livro da disciplina, atente-se às dobras cutâneas apresentadas para selecionar uma equação de predição adequada).

A avaliação da composição corporal é fundamental para identificar aspectos determinantes para a boa saúde de uma pessoa.
O IMC é uma medida que relaciona a massa corporal e a estatura de uma pessoa.
O diagnóstico do IMC é feito com base em uma classificação que leva em consideração os valores obtidos.
O percentual de gordura corporal pode ser estimado a partir de dobras cutâneas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a. O cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) é feito dividindo a massa corporal (em kg) pela estatura ao quadrado (em metros). No caso de Giovanni, temos: IMC = 69,5 / (1,73)^2 IMC = 69,5 / 2,9929 IMC = 23,20 Portanto, o IMC de Giovanni é 23,20. b. Para classificar o IMC de Giovanni, é necessário consultar o guia "ABC do IMC" que se encontra no "Material da disciplina" no Studeo. De acordo com esse guia, o IMC de Giovanni indica que ele está com um peso saudável. c. Para calcular o percentual de gordura corporal de Giovanni, é necessário utilizar uma equação de predição adequada com base nas dobras cutâneas apresentadas. Uma equação comumente utilizada é a de Jackson & Pollock (1985), que leva em consideração as dobras cutâneas do subescapular e do tríceps. Utilizando essa equação, temos: % de gordura corporal = 495 / (1,10938 - 0,0008267 x (16,8 + 12,1) + 0,0000016 x (16,8 + 12,1)^2 - 0,0002574 x 12,1 x 11) % de gordura corporal = 495 / 1,1029 % de gordura corporal = 448,5 Portanto, o percentual de gordura corporal de Giovanni é de aproximadamente 448,5.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais