Buscar

Em relação a boas práticas para elaboração de uma peça de indiciação, julgue as situações hipotéticas descritas a seguir e marque a única alternati...

Em relação a boas práticas para elaboração de uma peça de indiciação, julgue as situações hipotéticas descritas a seguir e marque a única alternativa correta.
I – Certa peça de indiciação contém alguns termos técnicos, tais como “devido processo legal em sentido material” e “ato discricionário”, mas está escrita de maneira clara e compreensível. Assim, a forma de redação dessa indiciação não caracteriza cerceamento de defesa.
II – A empresa Retrocesso S/A foi indiciada com base no inciso I, do art. 5º da LAC por ter pago propina a um funcionário do Ministério do Recebimento para obter a prorrogação de uma autorização de funcionamento. A empresa alegou que, como o inciso I usa expressões muito genéricas como “vantagem indevida”, a acusação deve ser anulada. A alegação da empresa está incorreta.
III – Uma CPAR pode deixar de indicar especificamente a localização, no processo, das provas usadas como base da indiciação, porque é dever da empresa acusada estudar o processo e determinar isso por conta própria.
IV – Mesmo que os membros de uma CPAR estejam convictos de que uma empresa cometeu atos ilícitos, eles não poderão indiciá-la se esses atos não estiverem devidamente provados no processo.

a. Todos os itens estão corretos.
b. Todos os itens estão incorretos.
c. Somente os itens I, II e III estão corretos.
d. Somente os itens I, II e IV estão corretos.
e. Somente os itens I e II estão corretos.

Essa pergunta também está no material:

Lei Anticorrupção Exercicio 3
9 pág.

Introdução à Administração Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

Respostas

17 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: Somente os itens I, II e III estão corretos. Justificativa: I - A peça de indiciação deve ser escrita de maneira clara e compreensível, mas pode conter termos técnicos, desde que sejam explicados de forma adequada. II - O inciso I do art. 5º da LAC usa expressões genéricas, mas isso não invalida a acusação, desde que haja provas suficientes. III - A CPAR deve indicar especificamente a localização das provas usadas como base da indiciação, para que a empresa acusada possa se defender adequadamente. IV - Os membros da CPAR só podem indiciar uma empresa se houver provas suficientes dos atos ilícitos cometidos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina