Buscar

As implicações psicológicas e possivelmente traumáticas de uma internação infantil são reconhecidas pelos principais autores da área, os quais apon...

As implicações psicológicas e possivelmente traumáticas de uma internação infantil são reconhecidas pelos principais autores da área, os quais apontam a necessidade de se desenvolverem ações que promovam a humanização da instituição hospitalar.

Sobre o uso do lúdico e do brincar em ambiente hospitalar, é correto afirmar:

O uso de brinquedos deve ocorrer como simples recurso de atividade estimulante e divertida para as crianças hospitalizadas, sem qualquer outro tipo de leitura.
No hospital, as atividades lúdicas devem se restringir ao ambiente da brinquedoteca, a fim de que não perturbe outros pacientes ou a rotina de trabalho da equipe.
Por se tratar de um último recurso que aproxima a criança hospitalizada de seu ambiente anterior, o brincar deve ocorrer de maneira espontânea e sem nenhuma interferência da equipe hospitalar.
O brincar pode ser utilizado como estratégia de intervenção em psicoterapia, encarado como uma linguagem e forma de expressão da criança.
O brincar é entendido como uma defesa ou estratégia de enfrentamento regredida, devendo ser desencorajado em crianças, mas principalmente nos adultos.
a. Apenas a afirmativa IV está correta.
b. Apenas a afirmativa II está correta.
c. Apenas a afirmativa III está correta.
d. As afirmativas I e V estão corretas.
e. Apenas a afirmativa IV e V estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

AVA - Psicologia Hospitalar 1 2 3 4
62 pág.

Psicologia Hospitalar Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: As afirmativas I e V estão corretas. O uso de brinquedos em ambiente hospitalar deve ser visto como uma estratégia terapêutica, não apenas como uma atividade estimulante e divertida para as crianças hospitalizadas. Além disso, o brincar é uma forma de expressão da criança e pode ser utilizado como estratégia de intervenção em psicoterapia. Por outro lado, o brincar não deve ser desencorajado, pois é uma forma de defesa ou estratégia de enfrentamento, tanto em crianças quanto em adultos.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais