Buscar

Entendendo a norma jurídica enquanto um conjunto de normas do direito, se faz relevante compreender suas características e classificações a fim de ...

Entendendo a norma jurídica enquanto um conjunto de normas do direito, se faz relevante compreender suas características e classificações a fim de conhecê-la de forma profunda e eficiente. Sobre a temática, analise as sentenças a seguir:

I- A norma possui uma estrutura interna e externa. Na estrutura externa se tem a lei e o costume. Já na interna estão colocados a endonorma e a perinorma.
II- O que efetivamente caracteriza uma norma jurídica, de qualquer espécie, é o fato de ser uma estrutura proposicional enunciativa de uma forma de organização ou de conduta, que deve ser seguida de maneira objetiva, porém não obrigatória.
III- É necessária a abordagem dos atributos de vigência, efetividade, eficácia e legitimidade para se ter o estudo completo da norma jurídica, pois em torno da matéria há muita controvérsia, a começar pela própria terminologia, notadamente com relação ao termo eficácia.

Assinale a alternativa CORRETA:


A As sentenças I e II estão corretas.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças II e III estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Introdução ao Estudo do Direito - Avaliação II - Individual
6 pág.

Introdução ao Estudo do Direito / Introdução ao Estudo do Direito e Ética Profissional / Instituição de Direito Público e Privado Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C, pois as sentenças I e III estão corretas. A sentença II está incorreta, pois a norma jurídica é obrigatória e não opcional. Além disso, a sentença III está correta, pois os atributos de vigência, efetividade, eficácia e legitimidade são importantes para o estudo completo da norma jurídica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais