Buscar

As fontes do direito são meios que contribuem para a construção das normas jurídicas, pois fornecem fundamento e embasamento. A fim de compreensão,...

As fontes do direito são meios que contribuem para a construção das normas jurídicas, pois fornecem fundamento e embasamento. A fim de compreensão, as fontes foram subdivididas em algumas classes. Com base nessa afirmativa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) As fontes diretas ou imediatas são aquelas que, pela sua própria força, são suficientes para gerar a regra jurídica.
( ) As fontes históricas enquanto gênese, e as fontes materiais enquanto fatos e demandas sociais.
( ) As fontes estatais são aquelas que emanam do Estado, como a Constituição Federal, as leis, as medidas provisórias, as emendas constitucionais, entre outras.
( ) As fontes formais são aquelas que se apresentam como formas de expressão do direito, como a lei, a jurisprudência, a doutrina e os costumes.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:



A V - V - V - V.
B F - V - F - V.
C V - F - V - F.
D F - F - V - V.

Essa pergunta também está no material:

Introdução ao Estudo do Direito - Avaliação I - Individual
5 pág.

Introdução ao Estudo do Direito / Introdução ao Estudo do Direito e Ética Profissional / Instituição de Direito Público e Privado Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: F - V - F - V. Explicação: - A primeira sentença é falsa, pois as fontes diretas ou imediatas não são suficientes por si só para gerar a regra jurídica. Logo, a alternativa A está incorreta. - A segunda sentença é verdadeira, pois as fontes históricas e materiais são importantes para entender a origem e as demandas sociais que influenciaram a criação das normas jurídicas. Logo, a alternativa B está correta. - A terceira sentença é falsa, pois as fontes estatais não são as únicas fontes do direito. Existem outras fontes, como os costumes e a jurisprudência. Logo, a alternativa C está incorreta. - A quarta sentença é verdadeira, pois as fontes formais são as formas de expressão do direito, como a lei, a jurisprudência, a doutrina e os costumes. Logo, a alternativa D está incorreta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais