Buscar

O que é distribuição dinâmica do ônus da prova? A Teoria Dinâmica de Distribuição do Ônus da Prova consiste em retirar o peso da carga da prova de...

O que é distribuição dinâmica do ônus da prova?

A Teoria Dinâmica de Distribuição do Ônus da Prova consiste em retirar o peso da carga da prova de quem se encontra em evidente debilidade de suportá-lo, impondo-o sobre quem se encontra em melhores condições de produzir a prova essencial ao deslinde do litígio.
Na teoria dinâmica, cabe ao juiz no caso concreto dividir o ônus entre autor e réu, tomando por base a maior facilidade da parte em se desincumbir dele, ou seja, de produzir a prova.
O CPC 2015 adotou o sistema de distribuição fixa ou dinâmica do ônus da prova.
A regra fixa seria na forma do art. 373, I e II, do Novo CPC que prevê 'ser ônus do autor a prova do fato constitutivo de seu direito, e ônus do réu a prova dos fatos modificativos, impeditivos e extintivos do direito do autor'.

Essa pergunta também está no material:

Atividade_001_N3_-_Direito_aplicado_VI_-_09 06 2020_-_10_semestre
1 pág.

Direito Penal IV Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A distribuição dinâmica do ônus da prova é uma teoria que consiste em retirar o peso da carga da prova de quem se encontra em evidente debilidade de suportá-lo, impondo-o sobre quem se encontra em melhores condições de produzir a prova essencial ao deslinde do litígio. Na teoria dinâmica, cabe ao juiz no caso concreto dividir o ônus entre autor e réu, tomando por base a maior facilidade da parte em se desincumbir dele, ou seja, de produzir a prova. O CPC 2015 adotou o sistema de distribuição fixa ou dinâmica do ônus da prova. A regra fixa seria na forma do art. 373, I e II, do Novo CPC que prevê 'ser ônus do autor a prova do fato constitutivo de seu direito, e ônus do réu a prova dos fatos modificativos, impeditivos e extintivos do direito do autor'.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais