Buscar

A leitura tradicional se fundamenta na decodificação linguística como ponto central para a interpretação do texto. Nessa perspectiva, a habilidade ...

A leitura tradicional se fundamenta na decodificação linguística como ponto central para a interpretação do texto. Nessa perspectiva, a habilidade de entender as palavras e seus significados é crucial para a compreensão textual. Geralmente associada a ambientes escolares mais conservadores, ela prioriza o ensino tradicional, focando excessivamente a escrita em detrimento da leitura. A prática sintética do ensino da língua muitas vezes domina o ensino, favorecendo a composição inicial de palavras. Segundo Kato (2007), a leitura linear se dá palavra por palavra, sem incorporar estratégias de leitura. O leitor é passivo, decodificando cada palavra, buscando o sentido na composição textual. Essa abordagem implica uma visão limitada dos signos, tratados como fixos e imutáveis. No entanto, a leitura moderna compreende que a interpretação vai além da decodificação. Para essa perspectiva, a leitura é um processo mais amplo, relacionado às interações sociais, ao conhecimento e ao contexto. Com base no texto fornecido, qual é a principal característica da leitura tradicional? A. Privilegia a compreensão contextual do texto. B. Incorpora estratégias avançadas de interpretação. C. Valoriza o entendimento além do conhecimento linguístico. D. Focaliza exclusivamente a decodificação de palavras. E. Considera a leitura um processo dinâmico e flexível.

💡 3 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o texto fornecido, a principal característica da leitura tradicional é que ela focaliza exclusivamente a decodificação de palavras. Portanto, a alternativa correta é a letra D.

0
Dislike0
User badge image

Alex Patrick

Você acertou!D. 

Focaliza exclusivamente a decodificação de palavras.

A leitura tradicional se baseia na decodificação palavra por palavra, sem priorizar a compreensão além do conhecimento das palavras.

Já a compreensão textual não representa a principal característica da leitura tradicional, pois ela enfatiza a decodificação linguística. Assim como as estratégias de leitura também não se alinham com a abordagem da leitura tradicional, que tende a não incorporar estratégias avançadas de interpretação.

O conhecimento linguístico é outro aspecto que não reflete a principal característica da leitura tradicional, que se concentra na decodificação linguística e também não é considerada um processo dinâmico e flexível, como na leitura moderna.


0
Dislike0
User badge image

Alex Patrick

Você acertou!A. 

Realiza uma análise crítica, buscando detalhes, examinando argumentos fundamentais e criticando o conteúdo.

A leitura vertical é caracterizada pela análise crítica e detalhada do texto, examinando argumentos fundamentais e realizando uma avaliação reflexiva e analítica.

Já a leitura horizontal busca compreender o texto de maneira geral, focando títulos, subtítulos e partes essenciais do conteúdo; tem como objetivo familiarizar o leitor com o conteúdo e obter uma informação de caráter geral. Além disso, desconsiderar o contexto descreve uma leitura limitada apenas ao texto explícito, não considerando aspectos implícitos e externos.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais