Buscar

COMO REALIZAR O PRÉ-DIMENSIONAMENTO EM LAJES MACIÇAS ISOLADAS Definir o pré-dimensionamento e o conceito de cargas e esforços em lajes isoladas O p...

COMO REALIZAR O PRÉ-DIMENSIONAMENTO EM LAJES MACIÇAS ISOLADAS
Definir o pré-dimensionamento e o conceito de cargas e esforços em lajes isoladas
O primeiro passo para obter um projeto executivo de lajes maciças em concreto armado consiste em determinar as dimensões no pré-dimensionamento e as cargas e os esforços que atuarão na laje durante o processo construtivo e, depois, ao longo de sua vida útil.
Antes disso, porém, é preciso realizar algumas determinações e definições para a laje maciça.
O engenheiro precisa buscar informações sobre o local onde a edificação estará inserida a fim de determinar a classe de agressividade ambiental (CAA) do meio e consequentemente obter a classe do concreto a ser utilizada no projeto e o cobrimento nominal das armaduras.
O tipo CA corresponde a componentes e elementos estruturais de concreto armado; o CP, a componentes e elementos estruturais de concreto protendido.
Outra informação de grande importância para o engenheiro estrutural é o cobrimento nominal que será adotado no projeto. Esse cobrimento garante a proteção da armadura pelo concreto.

Essa pergunta também está no material:

Lajes maciças em concreto armado
85 pág.

Estruturas de Concreto II Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O pré-dimensionamento em lajes maciças isoladas é uma etapa importante no projeto de uma estrutura de concreto armado. Nessa fase, é necessário determinar as dimensões da laje, bem como as cargas e esforços que atuarão sobre ela durante a construção e ao longo de sua vida útil. Para realizar o pré-dimensionamento, o engenheiro precisa buscar informações sobre o local onde a edificação será construída, a fim de determinar a classe de agressividade ambiental (CAA) do meio e, consequentemente, obter a classe do concreto a ser utilizado no projeto e o cobrimento nominal das armaduras. Além disso, é importante definir o tipo de laje que será utilizada, bem como a espessura mínima necessária para suportar as cargas previstas. O engenheiro também deve levar em consideração as condições de apoio da laje, como a presença de vigas ou pilares, e as cargas que serão aplicadas sobre ela, como o peso próprio da estrutura, as cargas de utilização e as cargas acidentais. Com base nessas informações, é possível realizar o pré-dimensionamento da laje, determinando sua espessura, a quantidade de armadura necessária e a distribuição das cargas e esforços sobre a estrutura.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais