Buscar

CONCEITOS PARA O PRÉ-DIMENSIONAMENTO DE LAJES MACIÇAS Definir o pré-dimensionamento e o conceito de cargas e esforços em lajes isoladas O pré-dimen...

CONCEITOS PARA O PRÉ-DIMENSIONAMENTO DE LAJES MACIÇAS
Definir o pré-dimensionamento e o conceito de cargas e esforços em lajes isoladas
O pré-dimensionamento de lajes maciças em concreto armado consiste em determinar as dimensões da laje, as cargas e os esforços que atuarão na laje durante o processo construtivo e, depois, ao longo de sua vida útil.
Antes de iniciar o dimensionamento de elementos estruturais em concreto armado, o engenheiro precisa buscar informações sobre o local onde a edificação estará inserida a fim de determinar a classe de agressividade ambiental (CAA) do meio e consequentemente obter a classe do concreto a ser utilizada no projeto e o cobrimento nominal das armaduras.
O cobrimento nominal garante a proteção da armadura pelo concreto.
O tipo CA corresponde a componentes e elementos estruturais de concreto armado; o CP, a componentes e elementos estruturais de concreto protendido.
O pré-dimensionamento de lajes maciças em concreto armado consiste em determinar as dimensões da laje e as cargas que atuarão na laje durante o processo construtivo.

Essa pergunta também está no material:

Lajes maciças em concreto armado
85 pág.

Estruturas de Concreto II Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O pré-dimensionamento de lajes maciças em concreto armado é o processo de determinar as dimensões da laje e as cargas que atuarão na laje durante o processo construtivo. Antes de iniciar o dimensionamento, o engenheiro precisa buscar informações sobre o local onde a edificação estará inserida a fim de determinar a classe de agressividade ambiental (CAA) do meio e consequentemente obter a classe do concreto a ser utilizada no projeto e o cobrimento nominal das armaduras. O cobrimento nominal garante a proteção da armadura pelo concreto. O conceito de cargas e esforços em lajes isoladas está relacionado às forças que atuam na laje, como o peso próprio da laje, a sobrecarga, as cargas concentradas e as cargas distribuídas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais