Buscar

Uma partícula eletricamente carregada com carga de 1,7 nC e massa igual a 0,2 gramas está suspensa por um fio de massa com 10 cm de comprimento pre...

Uma partícula eletricamente carregada com carga de 1,7 nC e massa igual a 0,2 gramas está suspensa por um fio de massa com 10 cm de comprimento preso à uma parede eletricamente carregada. o menor ângulo formado entre o fio e a parede é de 2,3 graus. Considere que o afastamento entre a partícula e a placa seja menor do que as dimensões da placa. Pode-se afirmar em relação ao campo elétrico produzido pela parede carregada e a sua densidade superficial que:

A densidade superficial de carga (ps) encontrada foi de 4,2x10-7 determinada levando em consideração o campo elétrico gerado pelo produto da constante de permissividade no vácuo 8,85x10-12
A tração de 2,0x10-6 N gerada pelo fio possui uma componente em Ty que é oposto ao peso de 1,96 mkg exercido pela partícula.
A intensidade do campo elétrico gerado leva em consideração a densidade linear de carga (PL) de 8,319x10-7 C/m, que é inversamente proporcional à distância do fio a parede.
A intensidade do campo elétrico gerado foi de 4,6x104 N/C, determinado através da razão entre a densidade superficial de carga (Ps) pelo o produto da constante de permissividade no vácuo 8,85x10-12 por 2.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas a afirmativa II está correta.
c) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
d) Todas as afirmativas estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Teste 3 e gab
1 pág.

Eletromagnetismo Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) Apenas as afirmativas I e II estão corretas. Explicação: I - A densidade superficial de carga (ps) encontrada foi de 4,2x10-7 determinada levando em consideração o campo elétrico gerado pelo produto da constante de permissividade no vácuo 8,85x10-12. Esta afirmativa está correta, pois a densidade superficial de carga é dada pela razão entre a carga e a área da superfície, e o campo elétrico é dado pela razão entre a força elétrica e a carga. Portanto, é possível determinar a densidade superficial de carga a partir do campo elétrico. II - A tração de 2,0x10-6 N gerada pelo fio possui uma componente em Ty que é oposto ao peso de 1,96 mkg exercido pela partícula. Esta afirmativa também está correta, pois a tração no fio é igual à força resultante na direção do fio. Neste caso, a força resultante é a soma vetorial da força elétrica e do peso da partícula. Como o fio está em equilíbrio, a componente da tração na direção y é igual e oposta ao peso da partícula. Portanto, a alternativa correta é a letra C) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais