Buscar

Qual o conteúdo da aula de Matemática do 6º ano no 4º bimestre? Construir figuras geométricas planas e semelhantes, em situações de ampliação e red...

Qual o conteúdo da aula de Matemática do 6º ano no 4º bimestre?
Construir figuras geométricas planas e semelhantes, em situações de ampliação e redução no plano cartesiano, com o uso de uma malha quadriculada ou software de Geometria.
No segundo bimestre, estudou-se que, no plano cartesiano, a linha horizontal é conhecida como eixo das abscissas e a linha vertical como eixo das ordenadas.
Para ampliar ou reduzir figuras no plano cartesiano, basta multiplicar ou dividir todas as coordenadas dos pares ordenados pelo mesmo número.
Na atividade 2, foi solicitado que os alunos escrevessem as coordenadas de cada vértice do trapézio ABCD e reduzissem pela metade seus valores, em seguida, desenhassem o trapézio ABCD em um plano cartesiano e a figura semelhante que representa o novo trapézio A’B’C’D’.

Essa pergunta também está no material:

Aula 30 - Ampliação e redução de figuras no plano II
18 pág.

Matemática Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do SulFaculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O conteúdo da aula de Matemática do 6º ano no 4º bimestre é a construção de figuras geométricas planas e semelhantes, em situações de ampliação e redução no plano cartesiano, com o uso de uma malha quadriculada ou software de Geometria. No segundo bimestre, os alunos estudaram que, no plano cartesiano, a linha horizontal é conhecida como eixo das abscissas e a linha vertical como eixo das ordenadas. Para ampliar ou reduzir figuras no plano cartesiano, basta multiplicar ou dividir todas as coordenadas dos pares ordenados pelo mesmo número. Na atividade 2, foi solicitado que os alunos escrevessem as coordenadas de cada vértice do trapézio ABCD e reduzissem pela metade seus valores, em seguida, desenhassem o trapézio ABCD em um plano cartesiano e a figura semelhante que representa o novo trapézio A’B’C’D’.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais