Buscar

Quais são as formas de classificação das proteínas? As proteínas podem ser classificadas em estruturais, contráteis, de coagulação, de transporte,...

Quais são as formas de classificação das proteínas?

As proteínas podem ser classificadas em estruturais, contráteis, de coagulação, de transporte, hormonais, de defesa e antígeno.
Alguns autores consideram uma quarta forma de classificação para as proteínas, chamadas de quaternárias pelo fato de possuírem estruturas terciárias ligadas entre si.

Essa pergunta também está no material:

Proteínas exercícios
10 pág.

Biologia Faculdade de Medicina de MaríliaFaculdade de Medicina de Marília

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As proteínas podem ser classificadas em quatro formas principais: 1. Proteínas estruturais: são responsáveis pela manutenção da estrutura das células e tecidos, como o colágeno e a queratina. 2. Proteínas contráteis: são responsáveis pela contração muscular, como a actina e a miosina. 3. Proteínas de transporte: são responsáveis pelo transporte de substâncias no organismo, como a hemoglobina, que transporta o oxigênio no sangue. 4. Proteínas de defesa e antígeno: são responsáveis pela defesa do organismo contra agentes externos, como os anticorpos e as imunoglobulinas. Alguns autores consideram uma quinta forma de classificação para as proteínas, chamadas de quaternárias pelo fato de possuírem estruturas terciárias ligadas entre si.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais