Buscar

"O contrato de trabalho formaliza, então, um acordo entre duas pessoas, em que cada uma assume uma obrigação. Por isso, uma de suas carac...

"O contrato de trabalho formaliza, então, um acordo entre duas pessoas, em que cada uma assume uma obrigação. Por isso, uma de suas características é a bilateralidade, eis que o contrato de trabalho envolve duas partes – o trabalhador e o tomador de serviços." (TESTA, JANAINA CARLA AS SILVA VARGAS. Legislação social e trabalhista. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A: 2019. P. 56).

Acerca do contrato de trabalho e suas características, analise as afirmativas a seguir:

(I) O contrato de trabalho dever mútuo, recíproco, ou seja, o acordo pressupõe um equilíbrio nas prestações de cada uma das partes.

(II) O contrato de trabalho é intuito personae em relação ao empregado e ao empregador.

(III) É de caráter oneroso (cada um contribui com sua obrigação) e dotado de alteridade, já que é o empregado quem assume todos os riscos da atividade empresarial.

(IV) O contrato de trabalho também é um acordo consensual, o que significa dizer que não há maiores formalidades para a sua celebração, tal como ocorre com os contratos solenes.

Assinale a alternativa correta:


a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
c) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
d) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
e) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

homem e cultura questoes
11 pág.

Homem e Sociedade Faculdade Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto UruguaiFaculdade Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) Apenas as afirmativas I e III estão corretas. Justificativa: - A afirmativa I está correta, pois o contrato de trabalho deve ser mútuo e recíproco, ou seja, ambas as partes devem ter obrigações equilibradas. - A afirmativa II está incorreta, pois o contrato de trabalho não é intuito personae em relação ao empregador, mas sim em relação ao empregado, ou seja, o empregado é escolhido pelo empregador por suas habilidades e competências. - A afirmativa III está correta, pois o contrato de trabalho é oneroso e dotado de alteridade, ou seja, o empregado assume os riscos da atividade empresarial. - A afirmativa IV está incorreta, pois o contrato de trabalho não é um acordo consensual, mas sim um acordo formal que deve seguir as formalidades legais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais