Buscar

Quais são as etapas básicas para a elaboração de um diagrama de afinidades? Seleção do tema ou a definição de qual problema ou assunto que deverá ...

Quais são as etapas básicas para a elaboração de um diagrama de afinidades?

Seleção do tema ou a definição de qual problema ou assunto que deverá ser abordado de forma genérica, a fim de evitar o surgimento de preconcepções ou opiniões já formadas.
Reunião das informações verbais, onde cada um dirá suas ideias, opiniões e sugestões (brainstorming).
Transferência das informações coletadas para fichas de registro, a fim de facilitar a visualização do que foi dito e a melhor organização das ideias. Estas devem ser escritas de forma clara e deve-se evitar o uso de frases vagas.
Separação e rotulagem das fichas de registro. Embaralhar as fichas e fazer a separação das mesmas de acordo com suas “afinidades”. Cada participante deverá ler a ficha quantas vezes forem necessárias e as afinidades devem ser classificadas por “intuição”, ou seja, as fichas não devem ser agrupadas por conter palavras parecidas ou coisa assim. Depois, as fichas devem ser identificadas de forma a se tornar uma classificação ou rótulo para aquele grupo de fichas. Em seguida, cada grupo deverá ser tratado com se fosse uma única ficha e devem ser estabelecidas relações entre eles.
Desenho do diagrama. É feito o desenho de um diagrama com o conteúdo das fichas separado pelos rótulos e as relações entre os grupos, que podem ser representadas por setas.
Apresentação oral ou escrita, essa é a fase da exposição dos resultados e discussão.

Essa pergunta também está no material:

Gestão da qualidade total
202 pág.

Gestão da Qualidade Centro Universitário Faculdade Maurício de NassauCentro Universitário Faculdade Maurício de Nassau

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

As etapas básicas para a elaboração de um diagrama de afinidades são: 1. Seleção do tema ou definição do problema a ser abordado de forma genérica, a fim de evitar preconcepções ou opiniões já formadas. 2. Reunião das informações verbais, onde cada um dirá suas ideias, opiniões e sugestões (brainstorming). 3. Transferência das informações coletadas para fichas de registro, a fim de facilitar a visualização do que foi dito e a melhor organização das ideias. Estas devem ser escritas de forma clara e deve-se evitar o uso de frases vagas. 4. Separação e rotulagem das fichas de registro. Embaralhar as fichas e fazer a separação das mesmas de acordo com suas “afinidades”. Cada participante deverá ler a ficha quantas vezes forem necessárias e as afinidades devem ser classificadas por “intuição”, ou seja, as fichas não devem ser agrupadas por conter palavras parecidas ou coisa assim. Depois, as fichas devem ser identificadas de forma a se tornar uma classificação ou rótulo para aquele grupo de fichas. Em seguida, cada grupo deverá ser tratado como se fosse uma única ficha e devem ser estabelecidas relações entre eles. 5. Desenho do diagrama. É feito o desenho de um diagrama com o conteúdo das fichas separado pelos rótulos e as relações entre os grupos, que podem ser representadas por setas. 6. Apresentação oral ou escrita, essa é a fase da exposição dos resultados e discussão.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina