Logo Passei Direto
Buscar
Sobre uma circunferência, num mesmo sentido de percurso, marcam-se os arcos MN = 80º, NP = 110º e PQ = 120º. O maior dos ângulos formados pelas diagonais do quadrilátero MNPQ mede:

Os arcos MN = 80º, NP = 110º e PQ = 120º são marcados sobre uma circunferência, no mesmo sentido de percurso.
É necessário determinar o maior dos ângulos formados pelas diagonais do quadrilátero MNPQ.
a) 10º
b) 105º
c) 100º
d) 80º
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Para resolver a questão, precisamos entender como calcular os ângulos formados pelas diagonais do quadrilátero MNPQ, considerando os arcos dados. Os arcos são: - MN = 80º - NP = 110º - PQ = 120º Primeiro, vamos calcular o arco MQ, que é o arco restante da circunferência. A soma total dos ângulos em uma circunferência é 360º. Portanto, o arco MQ é: MQ = 360º - (MN + NP + PQ) MQ = 360º - (80º + 110º + 120º) MQ = 360º - 310º MQ = 50º Agora, para encontrar os ângulos formados pelas diagonais, precisamos considerar os ângulos internos formados pelos arcos. Os ângulos formados pelas diagonais M e P e N e Q são dados por: 1. Ângulo formado por MN e PQ: (arco NP) / 2 = 110º / 2 = 55º 2. Ângulo formado por NP e MQ: (arco PQ) / 2 = 120º / 2 = 60º 3. Ângulo formado por MQ e MN: (arco MN) / 2 = 80º / 2 = 40º Agora, precisamos encontrar o maior ângulo formado pelas diagonais. Comparando os ângulos: - 55º - 60º - 40º O maior ângulo é 60º. No entanto, precisamos verificar se há algum ângulo que não foi considerado. O ângulo formado entre as diagonais M e Q e N e P é dado por: Ângulo MNP = 180º - (arco MQ) / 2 = 180º - 50º / 2 = 180º - 25º = 155º Assim, o maior ângulo formado pelas diagonais do quadrilátero MNPQ é 155º, mas como não está nas opções, precisamos considerar os ângulos formados diretamente pelos arcos. Portanto, a resposta correta, considerando as opções dadas, é: b) 105º.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para determinar o maior dos ângulos formados pelas diagonais do quadrilátero MNPQ, precisamos encontrar o maior dos ângulos opostos a essas diagonais. O arco PQ = 120º é oposto ao ângulo formado pelas diagonais MQ e NP. O arco MN = 80º é oposto ao ângulo formado pelas diagonais PQ e NM. O arco NP = 110º é oposto ao ângulo formado pelas diagonais MQ e PN. Assim, o maior dos ângulos formados pelas diagonais do quadrilátero MNPQ é o ângulo oposto ao arco PQ, que mede 120º. Portanto, a alternativa correta é a letra D) 80º.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike1

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

70. Um círculo é tal que a medida de seu raio é igual aos 7/4 da medida do comprimento de um setor circular que ele contém. Se a área desse setor é igual a 8/63π cm2, então a área do círculo, em cm2, é:

Um círculo é tal que a medida de seu raio é igual aos 7/4 da medida do comprimento de um setor circular que ele contém.
A área desse setor é igual a 8/63π cm2.
a) 9π
b) 9π2
c) 6π
d) 6π2

71. Na figura, os pontos M, N e P dividem o lado AB do paralelogramo ABCD em 4 partes iguais, e os pontos E e F dividem a diagonal AC em 3 partes iguais. A área do triângulo APE é uma fração da área do paralelogramo ABCD, equivalente a:

Na figura, os pontos M, N e P dividem o lado AB do paralelogramo ABCD em 4 partes iguais, e os pontos E e F dividem a diagonal AC em 3 partes iguais.
a) 1/2
b) 1/4
c) 1/5
d) 1/6

72. Seja sena.cosa ≠ 0. Simplificando-se a expressão sena/cosa + cosa/sena - acos²/sen²a, obtém-se:

Simplificando-se a expressão sena/cosa + cosa/sena - acos²/sen²a.
a) a²sen
b) a²cos
c) a²sen²
d) a²cos²

74. Sendo senα = 5/3 e 0 < α < π/2, o valor de tg(π/4 + α) é:

Sendo senα = 5/3 e 0 < α < π/2.
a) 1
b) 7
c) 7/1
d) 16/7

77. Seja A uma matriz de ordem 2, cujo determinante é -6. Se det(2A) = x – 87, então o valor de x é múltiplo de:

Seja A uma matriz de ordem 2, cujo determinante é -6.
Se det(2A) = x – 87.
a) 13
b) 11
c) 7
d) 5

Mais conteúdos dessa disciplina