Buscar

A capoeira apresenta dois estilos bem definidos: o Regional e o de Angola, cada um deles tendo sido impulsionado por mestres renomados e de grande ...

A capoeira apresenta dois estilos bem definidos: o Regional e o de Angola, cada um deles tendo sido impulsionado por mestres renomados e de grande importância cultural: mestre Bimba e mestre Pastinha, respectivamente.

Na situação proposta por este Desafio, você trabalha com pesquisas sobre o patrimônio cultural brasileiro e recebeu uma demanda relacionada a capoeira. 

A capoeira Regional e de Angola são estilos com características que se distinguem desde a musicalidade até os golpes e que evoluíram de maneira diferente. Partindo da importância da temática e de seu interesse pela capoeira, você foi designado para trabalhar em uma pesquisa relacionada ao tema.

Pesquise e elabore um resumo com as principais diferenças entre a capoeira Regional e de Angola, abordando os mestres consagrados, o ritmo (a musicalidade), os instrumentos utilizados, os ritos e as técnicas de jogo. 

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A capoeira é uma arte marcial brasileira que apresenta dois estilos bem definidos: o Regional e o de Angola. Cada um deles foi impulsionado por mestres renomados e de grande importância cultural: mestre Bimba e mestre Pastinha, respectivamente. A capoeira Regional é um estilo mais moderno, criado por mestre Bimba na década de 1930. É caracterizada por movimentos mais acrobáticos e rápidos, com uma musicalidade mais acelerada e com instrumentos como o berimbau, o pandeiro e o atabaque. Os ritos são mais simples e o jogo é mais competitivo. Já a capoeira de Angola é um estilo mais tradicional, criado por mestre Pastinha na década de 1940. É caracterizada por movimentos mais lentos e próximos ao chão, com uma musicalidade mais lenta e com instrumentos como o berimbau, o pandeiro, o atabaque e o reco-reco. Os ritos são mais complexos e o jogo é mais cooperativo. Em resumo, a capoeira Regional é mais moderna, com movimentos mais acrobáticos e rápidos, enquanto a capoeira de Angola é mais tradicional, com movimentos mais lentos e próximos ao chão. Ambas possuem suas particularidades e importância cultural.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais