Logo Passei Direto
Buscar
A literatura portuguesa pode ser dividida em três “fases”, que acompanham grandes transformações na Europa: a Era Medieval, que vai até 1502 e coincide com a Idade Média (que vai até 1453); a Era Clássica (1527-1825), que coincide com a chamada Idade Moderna (1453- 1789); e a Era Romântica ou Moderna (a partir de 1825), que coincide com a Idade Contemporânea (a partir de 1789).

Por outro lado, as três eras mencionadas anteriormente se dividem, por sua vez, em fases menores. Quanto a era Clássica, se divide em:

I. Realismo;

II. Classicismo;

III. Barroco;

IV. Arcadismo.

Assinale a alternativa correta:


a.
Apenas III está correta.


b.
Todas as alternativas estão corretas.


c.
Apenas II, III e IV estão corretas.


d.
Apenas I, II e III estão corretas.


e.
Apenas II e IV estão corretas.
User badge image
Luzimara Lelis Ribeiro

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar cada item em relação à Era Clássica da literatura portuguesa: I. Realismo - O Realismo é uma corrente que se desenvolveu após a Era Clássica, principalmente no século XIX, portanto, não faz parte da divisão da Era Clássica. Está incorreto. II. Classicismo - O Classicismo é uma das principais correntes da Era Clássica, que se baseia nos modelos da Antiguidade. Está correto. III. Barroco - O Barroco é uma fase que se desenvolveu durante a Era Clássica, especialmente no século XVII. Está correto. IV. Arcadismo - O Arcadismo também é uma corrente que faz parte da Era Clássica, surgindo no século XVIII. Está correto. Agora, vamos resumir os itens corretos: - II (Classicismo) está correto. - III (Barroco) está correto. - IV (Arcadismo) está correto. - I (Realismo) está incorreto. Portanto, a alternativa que contém todos os itens corretos é: c) Apenas II, III e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra c) Apenas II, III e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A palavra “barroco” tem origem duvidosa e a princípio designava um tipo de pérola irregular. Depois, passou a designar todo sinal de mau gosto estético e, então, a cultura do século XVII e começo do século XVIII.
Entre as características mais importantes desse momento, analise as afirmativas abaixo: I. Conceptismo (jogo de ideias, uso de conceitos e raciocínio lógico. Predomina na prosa). II. A epopeia é constituída por dez cantos (“capítulos”), cada um com uma quantidade variável de estrofes; III. Conflito entre o eu e o mundo; IV. Sua estrutura repete a estrutura da epopeia clássica. Assinale a alternativa correta:
a. Apenas II é correta
b. Apenas I, II e III estão corretas.
c. Apenas I e IV estão corretas.
d. Apenas I e III estão corretas.
e. Todas as alternativas estão corretas.

Como é o caso de muitos escritores da época, é incerto o que se sabe sobre Luís Vaz de Camões. É possível que ele tenha nascido entre 1524 e 1525, de uma família aristocrática, em Coimbra, Lisboa, Santarém ou Alenquer. É possível que tenha estudado na Universidade de Coimbra, mas não há registros de sua passagem pela instituição.
Neste sentido, analise e julgue as afirmativas abaixo com “V” para verdadeiro e “F” para falso:
( ) Talvez por sua má vida (seria um boêmio, vivendo amores proibidos), Luís Vaz de Camões teria sido “desterrado” para longe da Corte durante um tempo, o que faria com que ele se “exilasse” em Ceuta, em 1549, como soldado raso.
( ) Em Lisboa, em 1552, ele chega a ser preso por entrar em uma briga e ferir um homem. É solto sob condição de que volte para o serviço militar. Aceita e vai para a Índia como soldado, em 1553.
( ) Acusado de corrupção, embarca para Goa para se defender. Diz a lenda que seu navio naufraga, e ele salva-se a nado, levando Os Lusíadas. Porém, perde sua companheira, Dinamene, no naufrágio.
( ) Em 1567, Camões é preso novamente por dívidas e logo solto outra vez. Leva uma vida miserável por um tempo, até voltar para Portugal com a ajuda de Diogo do Couto.
a. F, F, F, F.
b. V, F, V, V.
c. F, F, V, V.
d. V, V, V, V.
e. F, V, F, F.

Padre Antônio Vieira (1608, Lisboa, Portugal – 1697, Salvador, Brasil) é o mais importante representante português do período Barroco, além de ser um importante elo entre a literatura portuguesa e a brasileira. Foi para o Brasil ainda criança, recebendo lá sua ordenação e passando a atuar na Companhia de Jesus. Destacou-se principalmente por seus sermões, geralmente muito filosóficos e por sua intensa atuação política.
Em relação à sua obra, Sanches (2015) aponta que ela pode ser dividida em três tipos. Neste sentido, relacione a coluna da direita com a da esquerda:
1. Profecias ( ) as obras História do futuro, Esperanças de Portugal e Clavis prophetarum, que flertavam com o sebastianismo e defendiam que D. Sebastião (que havia desaparecido na África) retornaria e retomaria a grandiosidade portuguesa de sua época.
2. Cartas ( ) importantes documentos históricos, correspondem a cerca de 500 cartas sobre a relação entre Portugal e Holanda, além de falar sobre a Inquisição e os cristãos-novos.
3. Sermões ( ) em torno de 200 sermões com estilo barroco e conceptista. Tratavam seus temas sempre de forma muito lógica e racional, além de terem uma excelente retórica.
a. 2, 1, 3.
b. 2, 3, 1.
c. 1, 2, 3.
d. 1, 3, 2.
e. 3, 1, 2.

Refere-se ao texto onde o eu-lírico é um homem apaixonado por uma mulher inacessível por qualquer razão (muitas vezes por ela ser de classe social superior à dele). Assim, o poema se torna uma confissão dolorosa, angustiante e passional desse amor.
Tal afirmação se refere a:
a. Trovas.
b. Cantigas de dor.
c. Poesia.
d. Cantigas de amigo.
e. Cantigas de amor.

A valorização do Homem (em contraposição a Deus) e do que foi criado por ele, estimulada pelo Humanismo, criou as condições para que a Europa vivesse o período seguinte, o Renascimento. Neste contexto, Segundo Sanches (2015), três conceitos são fundamentais para compreendermos esse importante momento histórico.
Que conceitos são esses?
a. Arte, engenho e religião.
b. Arte, costume e razão.
c. Arte, engenho e razão.
d. Arte, engenho e cultura.
e. Luz, engenho e razão.

A valorização do Homem (em contraposição a Deus) e do que foi criado por ele, estimulada pelo Humanismo, criou as condições para que a Europa vivesse o período seguinte, o Renascimento.
Neste contexto, analise as afirmativas abaixo:
I. Esse momento não se configurou como uma redescoberta dos monumentos culturais do mundo greco-latico.
II. O nome Renascimento provem da redescoberta dos monumentos culturais do mundo greco-latico.
III. O Renascimento apresentou as mesmas características em todos os países da Europa.
IV. Os renascentistas exaltaram a importância do ser humano, considerando-o como um ser livre, capaz de definir seu próprio projeto de vida e ser feliz na Terra, ou seja, sem ter que esperar a morte e a recompensa divina pelos seus bons atos.
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. Apenas II é correta.
c. Apenas I, II e III estão corretas.
d. Apenas II e IV estão corretas.
e. Apenas I e IV estão corretas.

O auge da expansão marítima portuguesa se deu em 1500, com a chegada de Pedro Álvares Cabral às terras brasileiras. Porém, nesse ponto, a identidade nacional colonizadora já estava configurada há anos, e ainda perduraria por muito tempo até sua derrocada.
Deste modo, analise as afirmativas a seguir:
I. Muitas das rotas comerciais da época, entre Portugal e Ásia, eram intermediadas pelos muçulmanos (via Mar Mediterrâneo) ou pelos italianos (via terrestre).
II. Assim, buscando fugir dos altos preços cobrados pelos intermediários e conseguir maiores lucros, a burguesia portuguesa decidiu experimentar novas rotas marítimas. O objetivo era contato com os comerciantes orientais sem intermediários.
III. A partir da Conquista de Ceuta, deu-se início a um processo de colonização portuguesa da costa africana e de algumas ilhas do Oceano Atlântico.
IV. Esses acontecimentos, a geografia do país e a noção de “predestinação” que era latente na cultura portuguesa, fizeram com que o país se sentisse merecidamente pioneiro e competente para explorar mares “nunca dantes navegados”.
a. Apenas I, III e IV estão corretas.
b. Todas as alternativas estão corretas.
c. Apenas I, II e III estão corretas.
d. Apenas III está correta.
e. Apenas II e IV estão corretas.

As três novelas de cavalaria mais conhecidas da época em Portugal foram História de Merlim, José de Arimatéia e A Demanda do Santo Graal, sendo as três uma espécie de trilogia de origem céltica e pagã, mas que se cristianizou no processo de tradução.
Deste modo, quanto as características das novelas de cavalaria, analise as afirmativas abaixo:
I. No enredo desses romances, os acontecimentos tinham mais importância que os personagens.
II. Relatavam grandes aventuras e atos de coragem dos cavaleiros medievais.
III. As histórias costumavam terminar tragicamente, sem o esperado “final feliz”.
IV. Os locais onde as aventuras aconteciam eram imaginários (terras fantásticas e míticas).
a. Apenas II, III e IV estão corretas.
b. Apenas II e IV estão corretas.
c. Apenas III está correta.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Apenas I, II e III estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina