Logo Passei Direto
Buscar

Pedagogia

ESTÁCIO
Sobre a adequação da linguagem na argumentação é correto afirmar que: A adequação da linguagem se resume apenas à necessidade de usar a norma culta. A linguagem deve estar adequada ao contexto, ao público e ao assunto tratado. A competência linguística não é um fator argumentativo, sendo irrelevante. Usar a língua de modo desleixado e informal confere credibilidade ao orador. O uso da língua padrão numa situação formal demonstra arrogância do orador.
User badge image
Kamila Sardinha

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

A afirmativa correta é: "A linguagem deve estar adequada ao contexto, ao público e ao assunto tratado." A adequação da linguagem na argumentação envolve considerar o ambiente em que se está comunicando, quem é o público e qual é o tema abordado, e não se resume apenas ao uso da norma culta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é: "A linguagem deve estar adequada ao contexto, ao público e ao assunto tratado." A adequação da linguagem na argumentação é fundamental para que o discurso seja compreendido pelo público e para que o argumento seja efetivo. A linguagem deve estar adequada ao contexto, ao público e ao assunto tratado, ou seja, é necessário considerar o nível de formalidade, o vocabulário, a gramática e a estrutura textual adequados para cada situação. O uso da língua de modo desleixado e informal não confere credibilidade ao orador, pelo contrário, pode prejudicar a compreensão do discurso e a aceitação do argumento.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Se tivéssemos de pensar em uma proposta com uso de hipermídias dando possibilidade de pesquisa nos contextos digitais, a escolha com qualidade educacional seria:
Pelas estratégias de construção de conhecimento baseadas apenas em escrita, usando linguagens hipermidiáticas.
Pelas postagens de conteúdos em plataformas disponíveis na internet a partir de uma construção individual dos estudantes.
Pelo estabelecimento de ações estratégicas para o desenvolvimento comercial de aplicativos e recursos informáticos.
Pelo uso de metodologias ativas, com a aprendizagem baseada em projetos que envolvam pesquisa dos estudantes no contexto digital.
Pelo uso de redes sociais dos alunos para a divulgação da pesquisa realizada individualmente.

Os materiais didáticos digitais, que incorporam as linguagens hipermidiáticas, são caracterizados por sua versatilidade. Podemos afirmar que essa versatilidade está relacionada a:


Acessos de qualquer lugar, mas restritos a qualquer hora por dispositivos analógicos.


Links que trazem mais riqueza de informação aos seus usuários.


Possibilidade de atualização dos materiais utilizados nessa mediação pedagógica.


Necessidade de que os aprendizes incorporem hiperlinks institucionais em seus estudos.


Desenvolvimento cognitivo dos aprendizes em ambiente virtual apenas.

O que é saturação? O inverso da luminosidade. Nova forma de impressão da marca Pantone. O grau de "pureza" da cor, ou seja, o quanto de branco ou cinza a compõe. A depender do tipo de impressão, a quantidade de tinta utilizada. A mistura da escala cromática

Como a Gestalt afastou-se do subjetivismo no estudo da percepção visual? Respeitando os preceitos behaviouristas. Por meio de pesquisa. Ao apoiar-se na fisiologia do sistema nervoso. Afastando-se da psicologia. Tendo na ilusão de ótica seu principal objetivo

O humor da tira decorre da reação de uma das cobras com relação ao uso de pronome pessoal reto, em vez de pronome oblíquo.
De acordo com a norma padrão da língua, esse uso é inadequado, pois:
Contraria o uso previsto para o registro oral da língua.
Contraria a marcação das funções sintáticas de sujeito e objeto.
Apresenta dupla marcação de sujeito.
Gera inadequação na concordância com o verbo.
Gera ambiguidade na leitura do texto.

Uma coisa é saber a língua, isto é, dominar as habilidades de uso da língua em situações concretas de interação, entendendo e produzindo enunciados, percebendo as diferenças entre uma forma de expressão e outra.
Com base no texto acima, avalie a adequação das seguintes propostas de construção de atividades de ensino de língua portuguesa:
I. O professor seleciona o gênero a ser trabalhado com a turma de acordo com seu interlocutor e seus objetivos de ensino. A partir da seleção, elabora uma série de atividades articuladas que possibilitem ao aluno interagir com o gênero discursivo, percebendo as características contextuais, textuais e linguísticas, e compreendendo como esses níveis em interação concorrem para a construção de sentido.
II. O professor, a partir de determinado gênero discursivo, elabora situações que levem o aluno a perceber o uso efetivo da língua, a observar as escolhas lexicais, as construções sintáticas, o uso de articuladores e modalizadores, em função da interlocução e das intenções comunicativas, e os efeitos de sentido produzidos.
III. O professor seleciona um texto pertencente a determinado gênero discursivo previsto no programa. A partir disso, escolhe determinados elementos gramaticais nele recorrentes para, então, conceituá-los e criar exercícios de fixação, além de elaborar questões de leitura e de interpretação textual.
Assinale a alternativa que indica as afirmacoes que expressam atividade(s) de ensino adequada(s):
II, apenas
I e II, apenas
I, II e III
I e III, apenas
III, apenas

Mais conteúdos dessa disciplina