Logo Passei Direto
Buscar

Pedagogia

Outros
A necessidade de acompanhar e avaliar o desenvolvimento e o impacto de políticas públicas vem se explicitando e ganhando relevância, no Brasil, sobretudo nas últimas décadas, inserindo-se nesse contexto iniciativas no campo da Educação. Sobre as possibilidades de identificação dos desafios em cada unidade educacional, destaca-se a proposta de avaliação da qualidade nos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil. A avaliação institucional abrange a análise da escola como um todo, nas dimensões política, pedagógica e administrativa e tem como marco o projeto pedagógico que visa subsidiar seu contínuo aprimoramento, por meio do julgamento das decisões tomadas pelo coletivo da escola, das propostas delineadas e das ações que foram conduzidas, suas condições de realização e dos resultados que vêm sendo obtidos. Assim, a avaliação institucional Indicadores da Qualidade na Educação Infantil pode ser instrumento potente para reconstrução das práticas educacionais, resultantes do confronto e da negociação de posições, de interesses, de perspectivas; e ainda, para o fortalecimento das relações internas e das relações com as demais instâncias decisórias da rede de ensino. De acordo com o exposto julgue as assertivas:
I-A avaliação institucional abrange um conjunto de procedimentos, que vão desde a organização dos dados escolares dos alunos (fluxo escolar e perfil); dos profissionais da escola (formação, jornada semanal, participação nos colegiados escolares); das condições de infraestrutura (conservação e adequação das instalações; adequação e disponibilidade dos equipamentos); das condições de realização do trabalho pedagógico (adequação de disponibilidade de espaços e tempos); até opiniões, percepções, expectativas e sugestões de toda a comunidade escolar, passando pelo registro e debate crítico das práticas, do ponto de vista de sua abrangência, intencionalidade e relevância.
II- Trata-se apenas da coleta e organização de dados e informações, embora isso seja fundamental. Trata-se de pôr em relação essas informações e o projeto pedagógico em vigor, de tal modo que apenas os professores se apropriem das proposições, critiquem, contribuam e acompanhem a organização e realização de ações, que visam à melhoria constante do trabalho escolar.
III- A avaliação institucional também carrega a perspectiva formativa, pois possibilita a valorização dos contextos em que os resultados foram produzidos, os processos, os programas, o conjunto das ações, o Projeto Pedagógico, comparando o que foi executado com o que estava previsto, identificando os resultados não previstos, os fatores que facilitam ou são obstáculos à qualidade do ensino; possibilita a reflexão fundamentada em dados, visando desencadear mudanças; põe em diálogo informações de fontes variadas (dos alunos, dos docentes, das famílias, das condições objetivas de trabalho, das avaliações externas).
IV- No caso da Educação Infantil, por exemplo, podem ser implementados procedimentos em que o trabalho escolar é avaliado por supervisores da rede de ensino ou por profissionais designados pela gestão pública, a partir de critérios de qualidade que são objeto de consenso pelos integrantes da rede de ensino. Também as informações oriundas dos censos e bancos de dados podem ser lidas com um olhar avaliativo, ou seja, como pistas para o julgamento do trabalho escolar.
São verdadeiras I, III e IV apenas.
São verdadeiras II e IV apenas.
Nenhuma das alternativas.
São verdadeiras I e II apenas.
São verdadeiras I, II e III apenas.
User badge image
Pedagogiando

semana passada

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

semana passada

Vamos analisar cada uma das assertivas: I- A avaliação institucional abrange um conjunto de procedimentos que incluem a organização de dados escolares, condições de infraestrutura, e opiniões da comunidade escolar. Essa afirmativa está correta, pois descreve de forma abrangente o que envolve a avaliação institucional. II- A afirmativa diz que a avaliação se trata apenas da coleta e organização de dados, o que é uma simplificação. A avaliação institucional envolve também a análise crítica e a participação de toda a comunidade escolar, não apenas dos professores. Portanto, essa afirmativa está incorreta. III- A avaliação institucional carrega a perspectiva formativa, permitindo a valorização dos contextos e a reflexão fundamentada em dados. Essa afirmativa está correta, pois destaca a importância da avaliação para promover mudanças e melhorias. IV- A afirmativa menciona que na Educação Infantil, o trabalho escolar pode ser avaliado por supervisores e que dados de censos podem ser utilizados de forma avaliativa. Essa afirmativa está correta, pois reflete práticas comuns de avaliação na Educação Infantil. Com base na análise, as assertivas verdadeiras são I, III e IV. Portanto, a alternativa correta é: "São verdadeiras I, III e IV apenas."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O processo de avaliação institucional da escola compreende a avaliação do conjunto do trabalho da escola como instituição educativa, como subsídio do processo de planejamento e instrumento de gestão democrática. Tem como referência para sua operacionalização:
O conjunto de objetivos, metas e ações previstos para os diversos segmentos da escola, considerando a natureza e a finalidade institucionais.
O estabelecido pelo Conselho Nacional de Educação, através de pareceres, em que a avaliação da aprendizagem escolar é analisada.
As competências e habilidades, conhecimentos, princípios e valores projetados para os estudantes.
As ações pedagógicas que priorizem aprendizagens através da operacionalidade de linguagens visando à transformação dos conteúdos em modos de pensar.
Aspectos da gestão administrativa e financeira da escola, tendo em vista a relação custo benefício na prestação do serviço educacional.

Dadas as afirmativas quanto ao Projeto Político-Pedagógico (PPP),
verifica-se que estão corretas
I. O PPP vai além de um agrupamento de planos de ensino e atividades, passando a ser uma ação intencional com um compromisso definido coletivamente, construído e vivenciado em todos os momentos.
II. A construção do PPP sofre influência das práticas sociais e das relações históricas desenvolvidas por seus sujeitos, pois sua origem está na construção coletiva.
III. A abordagem do PPP como organização do trabalho pedagógico escolar está fundada nos princípios que deverão nortear a escola democrática, pública e gratuita.
IV. A escola deve conceber seu PPP buscando autonomia para executá-lo e avaliá-lo, partindo de uma reflexão sobre suas finalidades sociopolíticas e culturais.
V. O PPP deve promover a participação da comunidade educativa, professores, funcionários, alunos e gestores para poderem escrever a sua própria história, compartilhando ideias e experiências.
I, II, III, IV e V.
I, II e V, apenas.
III, IV e V, apenas.
II e III, apenas.
I e IV, apenas.

De acordo com Veiga, para nortear a organização do trabalho da escola, a primeira ação fundamental é a construção do projeto político-pedagógico, que é concebido na perspectiva da
sociedade, da educação e da escola.
qualidade, da isonomia e da filosofia.
política, da filosofia e da sociedade.
escola, da isonomia e da política.
pluralidade, da qualidade e da escola.

Mais conteúdos dessa disciplina