Buscar

Assim como Santo Agostinho, Tomás de Aquino teve forte influência do pensamento grego. Nesse sentido, tratava-se de retornar à filosofia clássica c...

Assim como Santo Agostinho, Tomás de Aquino teve forte influência do pensamento grego. Nesse sentido, tratava-se de retornar à filosofia clássica com os saberes divinos aprendidos após a passagem de Cristo pela Terra e registrados na Escritura Sagrada. Nesse contexto, Tomas de Aquino se distancia um pouco de Agostinho em relação à percepção da manifestação divina. Sobre isso, assinale a alternativa correta. Selecione a resposta: A Aquino pensa que é a manifestação de Deus na realidade que leva a razão à sua existência, assim como justifica Aristóteles em relação ao ser das coisas. B Aquino pensa que é a manifestação de Deus na realidade que leva a razão à sua existência, assim como justifica Anaxágoras em relação a sua teoria das sementes. C Aquino pensa que é a manifestação de Deus na realidade que leva a razão à sua existência, assim como justifica Demócrito em relação à sua teoria atômica. D Aquino pensa que é a manifestação de Deus na realidade que leva a razão à sua existência, assim como justifica Platão em relação ao legível e ao inteligível. E Aquino pensa que é a manifestação de Deus na realidade que leva a razão à sua existência, assim como justifica Pitágoras em relação à cosmologia numérica.

Respostas

8 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: "Aquino pensa que é a manifestação de Deus na realidade que leva a razão à sua existência, assim como justifica Platão em relação ao legível e ao inteligível." Tomás de Aquino acreditava que a razão humana poderia compreender a existência de Deus através da observação da natureza e do mundo material, assim como Platão defendia que a razão poderia alcançar o conhecimento do mundo inteligível através da contemplação das formas ideais.

0
Dislike1
User badge image

Maria Edna Dias

Resposta: Letra A

Aquino pensa que é a manifestação de Deus na realidade que leva a razão à sua existência, assim como justifica Aristóteles em relação ao ser das coisas.

Explicação:

Tomás de Aquino foi fortemente influenciado pela filosofia aristotélica, em especial no seu enfoque lógico e experimental. Assim, distante da teoria platônica, que faz o caminho inverso — a razão é perfeita e a representação, imperfeita —, Aquino parte das cinco causas aristotélicas para pensar a manifestação de Deus na realidade, o que traz a sua obra um caráter mais realista, uma vez que a existência de Deus se justifica na própria criação. Assim, Aquino em nada se aproxima da teoria das sementes de Anaxágoras, tampouco da teoria dos átomos de Demócrito. Outrossim, apesar da importância que a matemática tem em seu pensamento, as finalidades do pitagorismo não se aproximam da finalidade cristã e aristotélica de sua teoria.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina