Buscar

José da Silva, juiz de direito na Cidade XX, após tomar posse nomeia como assessor, seu primo Antônio Marques, após a publicação do ato o Ministéri...

José da Silva, juiz de direito na Cidade XX, após tomar posse nomeia como assessor, seu primo Antônio Marques, após a publicação do ato o Ministério Público impugna a nomeação. Saneado o processo e já concluso para sentença qual deve ser a decisão judicial mais acertada:

A) Manter a nomeação do primo Antônio Marques, uma vez que a nomeação de cargos comissionados não se submete à vedação do nepotismo.

B) Manter a nomeação do primo Antônio Marques, uma vez que o ato não ataca a Súmula Vinculante 13, já que primos não estão contemplados na vedação.

C) Cassar a nomeação do primo Antônio Marques, já que o ato não é recomendável e alocá-lo no gabinete do juiz da comarca mais próxima ou de outra vara da mesma comarca.

D) Cassar a nomeação do primo Antônio Marques e juiz de direito José da Silva por ferir o texto constitucional que impõe o dever da moralidade.

E) Cassar a nomeação do primo Antônio Marques, uma vez que o ato ataca frontalmente a Súmula Vinculante 13, já que a nomeação de primos é proibida.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A decisão judicial mais acertada seria a alternativa E) Cassar a nomeação do primo Antônio Marques, uma vez que o ato ataca frontalmente a Súmula Vinculante 13, já que a nomeação de primos é proibida. A Súmula Vinculante 13 veda a nomeação de parentes até o terceiro grau para cargos comissionados, como é o caso do primo Antônio Marques. Além disso, a nomeação fere o princípio da moralidade, previsto na Constituição Federal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais