Buscar

Desafio UA3 fisioterapia ortopedia I ?

A coluna vertebral pode ser acometida por uma gama de distúrbios musculoesqueléticos, de diferentes gravidades, que podem gerar níveis de comprometimento funcionais amplos. Nesses casos, o fisioterapeuta pode empregar uma avaliação adequada ao paciente, com anamnese e exame físico funcional, a fim de poder, em seguida, aplicar uma intervenção de forma segura.

Uma das formas de complementar a etapa do exame físico do paciente é aplicar os testes ortopédicos especiais, que são muito eficazes no auxílio da identificação da natureza da lesão, da estrutura ou do local acometido. Considerando a importância dos testes especiais, analise o relato a seguir e busque responder o desafio proposto.

Imagine que você recebeu uma paciente com este aspecto:

Após conhecê-la e iniciar a anamnese, você avalia os exames de imagem de que a paciente dispõe. Ao avaliar a ressonância magnética da coluna, você conclui que seus sintomas são de hérnia discal lombar entre as vértebras L3-L4 e L4-L5.

Quais testes especiais ortopédicos você utilizaria para complementar o exame físico da sua avaliação fisioterapêutica? Justifique sua escolha.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para complementar o exame físico da avaliação fisioterapêutica em uma paciente com hérnia discal lombar entre as vértebras L3-L4 e L4-L5, alguns testes ortopédicos especiais que podem ser utilizados são: 1. Teste de Lasègue: avalia a presença de dor ciática, que pode ser causada pela compressão do nervo ciático pela hérnia discal. 2. Teste de Bragard: semelhante ao teste de Lasègue, mas com a diferença de que o fisioterapeuta realiza uma dorsiflexão do pé do paciente para verificar se a dor é aliviada. 3. Teste de Slump: avalia a presença de dor ciática e a mobilidade da coluna vertebral. 4. Teste de Schober: avalia a flexibilidade da coluna vertebral lombar. 5. Teste de Kemp: avalia a presença de dor lombar e a mobilidade da coluna vertebral. A escolha dos testes ortopédicos especiais a serem utilizados deve ser baseada na avaliação clínica do paciente e na hipótese diagnóstica. É importante lembrar que a realização dos testes deve ser feita com cuidado e segurança, para evitar agravamento da lesão.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais