Buscar

Mobilizando as premissas apresentadas no livro Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na Educação Infantil, d...

Mobilizando as premissas apresentadas no livro Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na Educação Infantil, de Eliane dos Santos Cavalleiro, bem como os documentos Currículo da cidade: educação antirracista e Indicadores de qualidade da educação infantil paulistana, ambos da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, responda às questões que seguem.
a) Uma educação antirracista deve apoiar ou rejeitar a ideia de que “somos todos iguais”? Fundamente sua resposta a partir de ao menos uma das referências mencionadas anteriormente.
b) Explique o que é a ideia de “democracia racial” e como ela pode se fazer presente no contexto da Educação Infantil.

Essa pergunta também está no material:

PROVA PEI DUSCURSIVA 2023 VUNESP
12 pág.

Concursos para Professor Faculdade São LuísFaculdade São Luís

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) Uma educação antirracista deve rejeitar a ideia de que "somos todos iguais". Isso porque essa ideia é uma forma de negar as diferenças e desigualdades existentes na sociedade, inclusive as raciais. Uma educação antirracista deve reconhecer e valorizar as diferenças, promovendo a igualdade de oportunidades e o respeito à diversidade. Essa perspectiva é defendida por Eliane dos Santos Cavalleiro em seu livro "Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na Educação Infantil". b) A ideia de "democracia racial" é uma crença equivocada de que no Brasil não existe racismo e que as relações entre as diferentes raças são harmoniosas e igualitárias. Essa ideia pode se fazer presente no contexto da Educação Infantil de diversas formas, como na ausência de discussões sobre racismo e discriminação, na falta de representatividade de pessoas negras nos materiais didáticos e na escolha de brincadeiras e atividades que reforçam estereótipos e preconceitos. É importante que a Educação Infantil promova a reflexão crítica sobre as relações raciais e adote práticas antirracistas, valorizando a diversidade e combatendo o racismo e a discriminação. Essa perspectiva é defendida pelos documentos "Currículo da cidade: educação antirracista" e "Indicadores de qualidade da educação infantil paulistana", da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais