Buscar

Mariana nasceu em lar muito religioso e levava muito a sério todos os mandamentos da Bíblia. Cresceu com essas convicções, casou-se e foi morar com...

Mariana nasceu em lar muito religioso e levava muito a sério todos os mandamentos da Bíblia. Cresceu com essas convicções, casou-se e foi morar com seu marido e filhos em uma casinha ao lado da de seus pais. Ela conta que passou por certa experiência de vida em que foi testada na sua fé. Confira.

Determinado dia, ela estava em casa, com seu filho de 4 anos, e apareceu, na sua porta uma pessoa pedindo para se esconder de ladrões que praticaram assalto com morte no mercadinho da vizinhança, afirmando que tinha testemunhado tudo. Desesperada por saber que seria um ato humano fazer esse sujeito entrar, mas preocupada que poderiam matá-la, assim como seu filho, caso encontrassem a fugitiva, Mariana ficou em dúvida. Esta, que sempre fora tão religiosa, deixaria tal pessoa morta por sua culpa ou se livraria desse perigo simplesmente mandando-a embora?

Mariana nasceu em lar muito religioso e levava muito a sério todos os mandamentos da Bíblia. Cresceu com essas convicções, casou-se e foi morar com seu marido e filhos em uma casinha ao lado da de seus pais.Ela conta que passou por certa experiência de vida em que foi testada na sua fé. Confira.Após refletir, Mariana permitiu que a pessoa entrasse, pegou seu filho pela mão, chaveou a porta, deixando a fugitiva trancada, e foi para a casa de seus pais a fim de chamar a polícia. Achou que assim poderia ajudar tal sujeito da melhor forma.Meia hora depois, um bando de mal-encarados passou pela casa dos seus pais e interpelou a todos se tinham escondido alguém na residência ou visto uma pessoa correndo ou fugindo de algo. Mariana, calmamente, respondeu que ali não havia ninguém escondido. Passaram por sua casa e, por estar tudo chaveado e não parecer ter a presença de outrem, nem cogitaram interrogar os moradores.A partir da história de Mariana, seu desafio será distinguir em que ponto estão o desafio ético e a questão da conduta moral dela




Respostas

8 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

O desafio ético de Mariana foi decidir entre seguir os mandamentos religiosos que ela sempre seguiu ou ajudar uma pessoa em perigo. Ela teve que escolher entre deixar a pessoa do lado de fora, correndo o risco de ser morta, ou permitir que ela entrasse em sua casa, o que poderia ser considerado um pecado. A conduta moral de Mariana foi ajudar a pessoa em perigo, mesmo que isso significasse ir contra seus princípios religiosos. Ela decidiu que a vida humana era mais importante do que seguir as regras religiosas.

0
Dislike0
User badge image

Dalila Santos

Padrão de resposta esperado

Mariana foi muito corajosa e calma nessa situação. Conseguiu manter sua índole moral e ética mesmo em tamanha adversidade.

Ela preservou a questão ética ao não permitir a morte de ninguém, já que um dos mandamentos bíblicos é não matarás. Nesse sentido, nenhuma sociedade aceita a morte pela morte no mundo, mesmo em situações de conflito.

Já sua conduta moral foi mantida, pois a mentira é considerada algo abominável, e ela não conseguiria mentir, mesmo que fosse para salvar sua pele, de seu filho e desse desconhecido. Indo para a casa de seus pais, pôde responder com tranquilidade a uma pergunta feita, sem dizer a verdade completa.

Como você agiria? Teria o mesmo jogo de cintura de Mariana?


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina