Logo Passei Direto
Buscar
Segundo DUL e WEERDMEESTER, a ergonomia difere de outras áreas do conhecimento pelo seu caráter interdisciplinar e pela sua natureza aplicada. Sobre esse assunto, analisar os itens abaixo:

I. O caráter interdisciplinar significa que a ergonomia se apoia em diversas áreas do conhecimento humano.

II. A natureza aplicada configura-se na adaptação do posto de trabalho e do ambiente às características e necessidades do trabalhador.

a) Os itens I e II estão corretos.
b) Somente o item I está correto.
c) Somente o item II está correto.
d) Os itens I e II estão incorretos.
User badge image
Questões Para o Saber

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra "a) Os itens I e II estão corretos". A ergonomia é uma área do conhecimento que se preocupa com a adaptação do ambiente de trabalho às características e necessidades do trabalhador, visando a melhoria da qualidade de vida e da produtividade. Ela se diferencia de outras áreas do conhecimento pelo seu caráter interdisciplinar, que se apoia em diversas áreas do conhecimento humano, e pela sua natureza aplicada, que configura-se na adaptação do posto de trabalho e do ambiente às características e necessidades do trabalhador.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O analista de uma empresa de distribuição de cilindros de gás precisa identificar o Coeficiente de Frequência de acidentes no trabalho das suas equipes de logística, com base nos dados da tabela abaixo.
Equipe W Equipe X Equipe Y Equipe Z Equipe K
Nº de acidentes com afastamento (mês) 8 6 2 2 3
Nº total de trabalhadores contratados (mês) 20 25 5 10 7
Horas trabalhadas total - com horas extras (mês) 200 240 160 160 200
O maior Coeficiente de Frequência pertence à equipe

a) X.
b) W.
c) Y.
d) Z.
e) K.

Manter a organização no trabalho só traz vantagens para as empresas, refletindo diretamente no desempenho individual dos funcionários e de todos que utilizam um espaço bem cuidado. São benefícios em manter o ambiente organizado, EXCETO:

a) Desenvolvimento de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) pela organização.
b) Otimização de tempo.
c) Foco maior nas atividades.
d) Bem-estar e conforto.
e) Aumento da produtividade.

O trabalho também é responsável pelas relações que estabelecemos com colegas de trabalho, gestores, profissionais de outras empresas contatados no dia a dia. Outro ponto de análise está a questão da qualidade de vida. Podemos afirmar que qualidade de vida é desfrutar de uma condição de satisfação em nossa vida. É possível traduzir essa condição pelo atendimento de necessidades básicas como, EXCETO:

a) Segurança.
b) Equilíbrio financeiro.
c) Saúde e autorrealização.
d) Bem-estar físico e material.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

são as ações desenvolvidas pelas empresas no intuito de proporcionar condições para que seus profissionais se sintam valorizados e obtenham maior satisfação dentro do ambiente de trabalho mediante atendimento de suas necessidades.

a) Qualidade de Vida no Trabalho
b) Programa de Gerenciamento de Riscos
c) Sistema de Competências Individuais
d) Conjunto de Competências Organizacionais

Os assuntos tratados pela Gestão de Recursos Humanos se referem tanto aos aspectos internos da organização como aos aspectos externos ou ambientais. De acordo com Chiavenato (2015), os aspectos internos podem ser:

a) higiene e segurança; política salarial; treinamento; avaliação de desempenho.
b) relações com sindicatos; atendimento à legislação trabalhista; política salarial; benchmarking.
c) recrutamento e seleção; plano de carreiras; treinamento; desenvolvimento.
d) higiene e segurança; política salarial; conhecimento corporativo; recrutamento e seleção.
e) pesquisa de salários; avaliação de cargos; plano de carreiras; capital humano.

Não é segredo que, atualmente, os funcionários estão mais estressados do que nos últimos anos. Uma pesquisa da empresa americana de pesquisas de opinião Gallup constatou que 30% dos funcionários estavam insatisfeitos com a quantidade de estresse que experimentam no local de trabalho, um número que aumentou 10% desde 2002. Estresse é qualquer exigência que requer do indivíduo um comportamento de enfrentamento e de reação. De acordo com um estudo realizado por uma empresa especializada em assistência à saúde, são considerados fatores de importante influência no estresse de funcionários, EXCETO:

a) Elevado nível de exigência na realização de várias tarefas em muito pouco tempo.
b) Muito controle ou grande influência sobre o modo como o trabalho diário é realizado.
c) Grande esforço ou necessidade de empregar muita energia mental ou física por um período muito longo.
d) Pouca recompensa ou receber feedback inadequado sobre o desempenho e não ter nenhum reconhecimento por um trabalho bem concluído.

Considerando as arquiteturas organizacionais e os novos desenhos para as organizações do futuro, NÃO se refere à informação atinente ao modelo de Nadler:

a) Prioriza conceituar teoricamente a variável QVT através de uma análise espaço-temporal em diferentes contextos.
b) Preconiza que a efetividade de um programa QVT está inter-relacionada a uma série de fatores e apresenta uma estruturação que deve ser conduzida na implantação dos referidos programas.
c) Sugere atividades que devem ser exploradas nos programas de QVT, fatores que determinam o sucesso nos programas de QVT e os pontos centrais que devem ser gerenciados, seguindo um modelo de cascata.
d) É o modelo de QVT constituído por oito dimensões e que enfatiza o trabalho como um todo, não se limitando a abordar somente o ambiente laboral, mencionando, inclusive, aspectos presentes na vida de não trabalho.

Sobre a higiene no trabalho, conforme Chiavenato (2015), é correto afirmar que

a) tomando como referência Marie Kondo seu objetivo é o de instruir cada colaborador e familiar sobre as ações que mantenham o ambiente de trabalho e domiciliar mais organizado, limpo e saudável.
b) compreende que as atitudes “anti-higiênicas” e “anti-sociais” decorrem, na sua maioria, da má adaptação ao trabalho.
c) refere-se ao conjunto de normas e procedimentos que visa a proteção do trabalhador preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas.
d) baseia-se na Psicologia Científica e teve como referência os movimentos higienistas iniciados no I Congresso Brasileiro de Higiene, em 1923.
e) partilha os pressupostos da Liga Brasileira de Higiene Mental que são baseados na noção de prevenção eugênica.

Devido à pandemia ocasionada pelo Covid 19, diversas organizações tiveram que lidar com mudanças bruscas na sua estruturação. Algumas não conseguiram se adaptar e outras alavancaram os seus negócios. Junto com o desenvolvimento e o crescimento da tecnologia, a pandemia contribuiu, também, para a modificação de inúmeras atividades, aumentando, assim, o trabalho remoto, ou como muitos denominam home office. Há empresas que atuam 100% remotas; esse fator, embora comum na atualidade, é um desafio constante para a gestão de pessoas. Para realizar uma socialização efetiva e criar ambientes de trabalhos acolhedores e favoráveis, mesmo em um cenário totalmente remoto, analise as práticas a seguir.

I. Enviar por e-mail manual com informações que serão abordadas durante a socialização, fazendo cronograma de todo o processo, servindo, também, como suporte para relativas dúvidas que surgirem.

II. Para abertura e acolhimento, deve-se, primeiro, direcionar o funcionário para assistir uma apresentação on-line gravada pelo gestor responsável da área em que ele irá atuar e, após, seguir com as demais etapas.

III. Comunicar formalmente sobre a contratação de um novo integr

a) I e II estão corretas.
b) Somente a afirmativa I está correta.
c) Somente a afirmativa II está correta.
d) I e II estão incorretas.

Em busca de qualidade de vida no trabalho, quando o gestor projeta um cargo, ele deve levar em consideração os fatores que o cercam. Sendo assim, o gestor que, ao projetar um cargo, pensa a respeito da expectativa social, das habilidades e da disponibilidade potencial de empregados estará tratando, especificamente, de fatores

a) internos
b) higiênicos
c) ambientais
d) organizacionais
e) comportamentais

A descrição aponta para a doença conhecida como

a) alcoolismo e drogadição
b) depressão
c) dort / LER
d) estresse ou distress
e) síndrome de burnout

Um tema bastante relevante na gestão de pessoas está relacionado a higiene, segurança e qualidade de vida dos colaboradores. Um programa de segurança do trabalho envolve o desenvolvimento de diversas atividades. NÃO constitui uma dessas atividades o(a)

a) desenvolvimento de sistemas de relatórios de providências.
b) estabelecimento de um sistema de indicadores e estatística de acidentes.
c) divulgação ampla de regras e procedimentos de segurança.
d) criação de recompensas aos gerentes e supervisores pela administração eficaz da função de segurança.
e) participação na avaliação de desempenho de todos os colaboradores.

Mais conteúdos dessa disciplina