Buscar

No âmbito da doutrina relativa à gestão pública nacional, a Ciência das Finanças e o Direito Financeiro possuem o mesmo objeto, ou seja, a atividad...

No âmbito da doutrina relativa à gestão pública nacional, a Ciência das Finanças e o Direito Financeiro possuem o mesmo objeto, ou seja, a atividade financeira do Estado, havendo consenso doutrinário, no sentido de que a Ciência das Finanças
a) impõe normas de condutas, independentemente das regras do Direito, porque seus princípios não se sucumbem ante a existência de normas cogentes de comportamento, previstas na lei ou na Constituição.
b) tem por objeto a atividade financeira do Estado, abrangendo somente o estudo das receitas e das despesas, não se importando com o orçamento e com o crédito público, que são matérias exclusivas do Direito Financeiro.
c) possui objeto distinto do Direito Financeiro, pois abrange o estudo das receitas e das despesas, bem como do orçamento e do crédito público, enquanto o Direito Financeiro se limita ao estudo das receitas e despesas públicas.
d) é uma ciência autônoma em relação ao Direito Financeiro, não se submetendo às normas e princípios deste último, pois possui objeto e métodos próprios.
e) é uma ciência que se ocupa exclusivamente do estudo das finanças públicas, não se relacionando com o Direito Financeiro, que trata das normas e princípios jurídicos aplicáveis à atividade financeira do Estado.

Essa pergunta também está no material:

SIMULADO - Bloco 7 - Finanças Públicas para Concurso Nacional Unificado - 2024
148 pág.

Finanças Públicas Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

No âmbito da doutrina relativa à gestão pública nacional, a Ciência das Finanças e o Direito Financeiro possuem o mesmo objeto, ou seja, a atividade financeira do Estado, havendo consenso doutrinário, no sentido de que a Ciência das Finanças: c) possui objeto distinto do Direito Financeiro, pois abrange o estudo das receitas e das despesas, bem como do orçamento e do crédito público, enquanto o Direito Financeiro se limita ao estudo das receitas e despesas públicas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais