Buscar

Quanto à acumulação remunerada de cargos, está de acordo com o que dispõem a Lei nº 8.112, de 1990, e suas modificações posteriores: a) a acumula...

Quanto à acumulação remunerada de cargos, está de acordo com o que dispõem a Lei nº 8.112, de 1990, e suas modificações posteriores:

a) a acumulação de cargos, empregos ou funções é permitida, de forma livre, para qualquer servidor efetivo.
b) a vedação na percepção de receita por participação em órgãos colegiados, não alcança a atividade de participação nos conselhos de administração das empresas públicas e sociedades de economia mista federais.
c) a possibilidade de acumulação depende somente da comprovação de compatibilidade de horários.
d) na acumulação de dois cargos, por servidor efetivo, em havendo nomeação para um terceiro cargo em comissão, ele sempre deverá se afastar dos dois primeiros, para poder ocupar o último.
e) uma acumulação de cargos, vedada quando o servidor estava ativo, torna-se possível, do ponto de vista legal, em havendo aposentadoria.

Essa pergunta também está no material:

SIMULADO4 - Bloco 7 - Administração Pública Federal para Concurso Nacional Unificado - 2024
140 pág.

Estrutura da Administração Pública Federal Brasileira Humanas / SociaisHumanas / Sociais

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c) a possibilidade de acumulação depende somente da comprovação de compatibilidade de horários. De acordo com a Lei nº 8.112/90, a acumulação remunerada de cargos públicos é permitida apenas em algumas situações específicas, como por exemplo, quando há compatibilidade de horários entre os cargos. Portanto, a letra c) está correta ao afirmar que a possibilidade de acumulação depende somente da comprovação de compatibilidade de horários. As demais alternativas estão incorretas, pois a acumulação não é permitida de forma livre para qualquer servidor efetivo (alternativa a), a vedação na percepção de receita por participação em órgãos colegiados alcança a atividade de participação nos conselhos de administração das empresas públicas e sociedades de economia mista federais (alternativa b), e não é necessário se afastar dos dois primeiros cargos para ocupar um terceiro cargo em comissão (alternativa d). Além disso, a letra e) está incorreta, pois a vedação à acumulação de cargos públicos é aplicável tanto para servidores ativos quanto para aposentados.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina