Buscar

O ator importante que precisamos considerar é que o enriquecimento da classe burguesa em Portugal não se deu ao acaso. Analise as sentenças abaixo,...

O ator importante que precisamos considerar é que o enriquecimento da classe burguesa em Portugal não se deu ao acaso. Analise as sentenças abaixo, no que concerne a esse contexto histórico:
( ) O processo de enriquecimento da classe burguesa em Portugal não tem conexão com o período histórico que hoje chamamos de Revolução de Avis.
( ) Antes da “Revolução de Avis”, Portugal se encontrava frequentemente dependente do reino de Castella, seu mais forte (e único) vizinho, em um período de enorme crise política.
( ) Foi por meio da chamada “Revolução de Avis” que a monarquia portuguesa conseguiu finalmente se centralizar, unificando o norte e o sul da nação.
( ) Com a nação unificada sob a figura de um novo rei, chamado de D. João I, Portugal supera algumas de suas debilidades e se consolida como “nação”.
( ) O resultado desse processo permeado pela “Revolução de Avis” a médio e longo prazo foi a possibilidade de desenvolver-se internamente por meio da atividade política e mercantil, garantindo aos chamados “burgueses”, uma importante e inédita prosperidade.
a. F-V-F-V-V.
b. F-F-V-V-V;
c. V-V-V-F-F;
d. V-V-V-V-F.
e. F-V-V-V-V;

Essa pergunta também está no material:

ATIVIDADE ONLINE 1 - História do Brasil Colonial
9 pág.

História do Brasil Colonial Centro Universitário Cidade VerdeCentro Universitário Cidade Verde

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "a" - F-V-F-V-V. Justificativa: - A primeira sentença está incorreta, pois o processo de enriquecimento da classe burguesa em Portugal tem conexão com o período histórico que hoje chamamos de Revolução de Avis. - A segunda sentença está correta, pois antes da "Revolução de Avis", Portugal se encontrava frequentemente dependente do reino de Castela, seu mais forte (e único) vizinho, em um período de enorme crise política. - A terceira sentença está incorreta, pois a "Revolução de Avis" não foi responsável pela centralização da monarquia portuguesa, mas sim pela ascensão da dinastia de Avis ao trono. - A quarta sentença está correta, pois com a nação unificada sob a figura de um novo rei, chamado de D. João I, Portugal supera algumas de suas debilidades e se consolida como "nação". - A quinta sentença está correta, pois o resultado desse processo permeado pela "Revolução de Avis" a médio e longo prazo foi a possibilidade de desenvolver-se internamente por meio da atividade política e mercantil, garantindo aos chamados "burgueses", uma importante e inédita prosperidade.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais