Buscar

Conceitue o instituto do transconstitucionalismo, teoria defendida pelo constitucionalista Marcelo Neves, e apresente justificadamente um caso julg...

Conceitue o instituto do transconstitucionalismo, teoria defendida pelo constitucionalista Marcelo Neves, e apresente justificadamente um caso julgado pelo STF representativo da teoria (respeite as margens).
Transconstitucionalismo. O fato da mesma questão de natureza constitucional ser enfrentada concomitantemente por diversas ordens é o que caracteriza o transconstitucionalismo.
Em interessante estudo, Marcelo Neves demonstra a tendência mundial de superação do “constitucionalismo provinciano ou paroquial pelo transconstitucionalismo”, mais adequado para solução dos problemas de direitos fundamentais ou humanos e de organização legítima de poder.
O transconstitucionalismo envolve o diálogo de diversas ordens jurídicas distintas, em torno do mesmo problema constitucional. Diversas ordens enfrentam, ao mesmo tempo, a questão constitucional, transformando-a em um problema transconstitucional.
De acordo com Marcelo Neves, autor que cunhou a expressão, o transconstitucionalismo é “o entrelaçamento de ordens jurídicas diversas, tanto estatais como transnacionais, internacionais e supranacionais, em torno dos mesmos problemas de natureza constitucional” (2009, p. 1).
Ora, ordens jurídicas diversas podem, eventualmente, enfrentar as mesmas questões de natureza constitucional, tornando-se necessária a realização de um diálogo entre tais ordens jurídicas distintas para que os problemas constitucionais comuns tenham tratamento harmonioso e reciprocamente adequado.
Assim, verifica-se o fenômeno da globalização do Direito Constitucional doméstico e, com isso, as questões transconstitucionais devem ser tratadas de forma convergente e harmoniosa pelas distintas ordens jurídicas.
No transconstitucionalismo, verifica-se a utilização de decisões/precedentes de Cortes Constitucionais de países distintos ou de Cortes Internacionais, em um verdadeiro fenômeno de “fertilização constitucional cruzada”, no qual “as cortes constitucionais citam-se reciprocamente não como precedente, mas como autoridade persuasiva” (NEVES, 2009, p. 119).
EXEMPLO: comercialização de pneus usados envolveu o STF e a OMS, bem como o MERCOSUL.
A decisão, em favor da saúde e do equilíbrio ambiental, foi tomada no julgamento da ADPF 101, que foi objeto da segunda audiência pública realizada na Corte.
Crescente aumento da frota de veículos no mundo a acarretar também aumento de pneus novos e, consequentemente, necessidade de sua substituição em decorrência do seu desgaste. Necessidade de destinação ecologicamente correta dos pneus usados para submissão dos procedimentos às normas constitucionais e legais vigentes. Ausência de eliminação total dos efeitos nocivos da destinação dos pneus usados, com malefícios ao meio ambiente: demonstração pelos dados. Princípios constitucionais (art. 225) a) do desenvolvimento sustentável e b) da equidade e responsabilidade intergeracional. Meio ambiente ecologicamente equilibrado: preservação para a geração atual e para as gerações futuras. Desenvolvimento sustentável: crescimento econômico com garantia paralela e superiormente respeitada da saúde da população, cujos direitos devem ser observados em face das necessidades atuais e daquelas previsíveis e a serem prevenidas para garantia e respeito às gerações futuras. Atendimento ao princípio da precaução, acolhido constitucionalmente, harmonizado com os demais princípios da ordem social e econômica. Direito à saúde: o depósito de pneus ao ar livre, inexorável com a falta de utilização dos pneus inservíveis, fomentado pela importação é fator de disseminação de doenças tropicais. Legitimidade e razoabilidade da atuação estatal preventiva, prudente e precavida, na adoção de políticas públicas que evitem causas do aumento de doenças graves ou contagiosas. Direito à saúde: bem não patrimonial, cuja tutela se impõe de forma inibitória, preventiva, impedindo-se atos de importação de pneus usados, idêntico procedimento adotado pelos Estados desenvolvidos, que deles se livram. (...) Ponderação dos princípios constitucionais: demonstração de que a importação de pneus usados ou remoldados afronta os preceitos constitucionais de saúde e do meio ambiente ecologicamente equilibrado (arts. 170, inc. I e VI e seu parágrafo único, 196 e 225 da Constituição do Brasil). (ADPF 101)
Obs.: o aluno(a) poderá citar outro exemplo, desde que, fundamentadamente, apresente a correlação com a tese do Transconstitucionalismo.

Essa pergunta também está no material:

Prova 1 dip
3 pág.

Direito Internacional Público

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O instituto do transconstitucionalismo é uma teoria que defende o diálogo entre diversas ordens jurídicas distintas, tanto estatais como transnacionais, internacionais e supranacionais, em torno dos mesmos problemas de natureza constitucional. O transconstitucionalismo envolve a utilização de decisões/precedentes de Cortes Constitucionais de países distintos ou de Cortes Internacionais, em um verdadeiro fenômeno de “fertilização constitucional cruzada”, no qual “as cortes constitucionais citam-se reciprocamente não como precedente, mas como autoridade persuasiva”. Um exemplo de caso julgado pelo STF representativo da teoria do transconstitucionalismo é a ADPF 101, que tratou da comercialização de pneus usados e envolveu o STF, a OMS e o MERCOSUL. A decisão, em favor da saúde e do equilíbrio ambiental, foi tomada no julgamento da ADPF 101, que foi objeto da segunda audiência pública realizada na Corte. A decisão foi fundamentada em princípios constitucionais, como o desenvolvimento sustentável, a equidade e responsabilidade intergeracional, o meio ambiente ecologicamente equilibrado, a precaução, o direito à saúde, entre outros. A decisão do STF foi influenciada por decisões de outras cortes constitucionais e internacionais, demonstrando a aplicação da teoria do transconstitucionalismo.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais