Buscar

Julgue os itens a seguir acerca da disciplina do peculato e suas espécies e marque a alternativa correta de acordo com o Código Penal e com a juris...

Julgue os itens a seguir acerca da disciplina do peculato e suas espécies e marque a alternativa correta de acordo com o Código Penal e com a jurisprudência do STJ e do STF.

a) No peculato culposo, a reparação do dano, se precede o recebimento da denúncia, extingue a punibilidade; se lhe é posterior, reduz de metade a pena imposta.
b) o peculato de uso, por configurar vantagem indevida ao funcionário público, é punível nos termos do que dispõe o art. 312 do CP.
c) Profissional nomeado pela assistência judiciária para atuar como defensor dativo enquadra-se no conceito de funcionário público e, portanto, pode ser sujeito ativo do delito de peculato.
d) Inserir ou facilitar, o funcionário autorizado, a inserção de dados falsos, alterar ou excluir indevidamente dados corretos nos sistemas informatizados ou bancos de dados da Administração Pública configura o crime de peculato eletrônico, ou inserção de dados falsos em sistema de informações, desde que haja dano.
e) Configura-se o peculato-estelionato, ou peculato mediante erro de outrem, quando o agente público apropria-se de dinheiro ou qualquer utilidade que, no exercício do cargo, recebeu, após induzir a vítima em erro.

Essa pergunta também está no material:

QUESTÕES COMENTADAS CIVIL E PENAL - EREMITA
126 pág.

Direito Penal e Processo Penal Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D. O peculato eletrônico é configurado quando o funcionário autorizado insere ou facilita a inserção de dados falsos, altera ou exclui indevidamente dados corretos nos sistemas informatizados ou bancos de dados da Administração Pública, desde que haja dano. Essa conduta está prevista no artigo 313-A do Código Penal. As demais alternativas estão incorretas, pois: a) No peculato culposo, a reparação do dano, se precede o recebimento da denúncia, extingue a punibilidade; se lhe é posterior, reduz de metade a pena imposta. Essa afirmação está incorreta, pois o peculato culposo não existe no ordenamento jurídico brasileiro. b) O peculato de uso não configura vantagem indevida ao funcionário público, pois consiste na utilização de bem público para fins particulares, sem a devida autorização. Essa conduta está prevista no artigo 312, parágrafo 1º, do Código Penal. c) O defensor dativo não é considerado funcionário público para fins penais, pois não exerce cargo, emprego ou função pública. e) O peculato-estelionato não se configura quando o agente público induz a vítima em erro, pois essa conduta caracteriza o estelionato, e não o peculato. O peculato-estelionato ocorre quando o agente público se apropria de dinheiro ou qualquer utilidade que, no exercício do cargo, recebeu, sabendo que a vítima foi induzida em erro.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais