Buscar

Na Perda de Carga Distribuída, é possível analisar e verificar na prática o fenômeno de perda de carga distribuída em tubulações de diferentes diâm...

Na Perda de Carga Distribuída, é possível analisar e verificar na prática o fenômeno de perda de carga distribuída em tubulações de diferentes diâmetros, materiais e em diferentes vazões. Considerando a equação de Bernoulli, para um escoamento de água com vazão de aproximadamente 1000 L/h pela tubulação de cobre (diâmetro de 28 mm e rugosidade 0,0015 mm) e pela tubulação de PVC (diâmetro de 32 mm e rugosidade nula), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas:
Para o escoamento na tubulação de cobre, o manômetro em "U" acoplado na tubulação indica uma leitura de queda de pressão maior do que 30 mm c.a. entre os dois pontos de tomada de pressão.
Para o escoamento na tubulação de acrílico, o manômetro em "U" acoplado na tubulação indica uma leitura de queda de pressão menor do que 10 mm c.a. entre os dois pontos de tomada de pressão.
A perda de carga distribuída na vazão de 1000 L/h será menor no tubo de PVC e maior no tubo de cobre.
A V - V - F.
B F - V - V.
C F - F - V.
D V - F - F.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Final (Objetiva) - Individual prtica mec flu
5 pág.

Mecanica dos Fluidos II UNIASSELVI IERGSUNIASSELVI IERGS

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) F - V - V. Explicação: - Para o escoamento na tubulação de cobre, a queda de pressão é menor do que 30 mm c.a., pois a rugosidade é baixa e o diâmetro é maior do que o da tubulação de PVC. Portanto, a primeira sentença é falsa (F). - Para o escoamento na tubulação de PVC, a queda de pressão é menor do que 10 mm c.a., pois a rugosidade é nula e o diâmetro é maior do que o da tubulação de cobre. Portanto, a segunda sentença é verdadeira (V). - A perda de carga distribuída é diretamente proporcional ao diâmetro da tubulação e inversamente proporcional à rugosidade. Como o diâmetro da tubulação de PVC é maior e a rugosidade é nula, a perda de carga distribuída será menor no tubo de PVC e maior no tubo de cobre. Portanto, a terceira sentença é verdadeira (V). Assim, a alternativa correta é a letra B) F - V - V.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais