Buscar

Uma discussão importante tem sido realizada nos últimos tempos sobre a efetividade da terapia cognitiva com crianças dadas suas técnicas interventi...

Uma discussão importante tem sido realizada nos últimos tempos sobre a efetividade da terapia cognitiva com crianças dadas suas técnicas interventivas, uma vez que se trata de um público em processo de desenvolvimento. Por esse motivo, é fundamental que se considere as particularidades do cliente em processo de psicoterapia cognitiva. Com base nesse contexto, assinale a afirmativa correta:

A) Na terapia cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes, trabalha-se preferencialmente com estratégias comportamentais, uma vez que a capacidade de compreensão destes clientes é limitada quando comparada aos adultos.
B) A criança é capaz de compreender a lógica dos fenômenos que estão ao seu redor, incluindo os conceitos abstratos. O que se diferencia em seu atendimento são somente as formas de intervenção.
C) A TCC com crianças e adolescentes ocorre sem a inclusão dos pais e familiares, uma vez que tais agentes podem contribuir para fortalecer ainda mais a atribuição dos significados disfuncionais. Eles são contatados somente para o estabelecimento do contrato terapêutico e devolutivas, uma vez que se trata de um trabalho com menores de idade.
D) A realização de um a diagnóstico infantil/juvenil, é um desafio para o terapeuta, bem como as estratégias interventivas, pois muitas vezes esses clientes precisam de auxílio do profissional para identificar e verbalizar seus sentimentos e pensamentos. Para tanto, o terapeuta deve concretizar os conceitos que estão em questão, contando assim, com recursos lúdicos, histórias, exemplos e explicações mais detalhadas, sempre com a colaboração dos clientes.
E) O uso de brinquedos e desenhos são estratégias fundamentais como recursos para avaliação e intervenção na terapia cognitivo-comportamental, por serem de representação simbólica. Para tanto, devem ser utilizadas em todas as sessões, uma vez que nessa fase de desenvolvimento a criança ainda não consegue se expressar de outros modos, como a conversa e o diálogo. Já com o adolescente não se usa recursos lúdicos, para que o mesmo não se sinta infantilizado ou desvalorizado.

Essa pergunta também está no material:

MODULO 09 - PSICOTERAPIA COGNITIVA - ED - RESPOSTAS
13 pág.

Terapia Cognitiva Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) A realização de um diagnóstico infantil/juvenil, é um desafio para o terapeuta, bem como as estratégias interventivas, pois muitas vezes esses clientes precisam de auxílio do profissional para identificar e verbalizar seus sentimentos e pensamentos. Para tanto, o terapeuta deve concretizar os conceitos que estão em questão, contando assim, com recursos lúdicos, histórias, exemplos e explicações mais detalhadas, sempre com a colaboração dos clientes. As outras alternativas apresentam informações incorretas ou incompletas sobre a terapia cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais