Buscar

A Portaria nº226 de 10/05/2010 estabelece o protocolo clínico e diretrizes terapêuticas da anemia na insuficiência renal crônica. Reposição de ferr...

A Portaria nº226 de 10/05/2010 estabelece o protocolo clínico e diretrizes terapêuticas da anemia na insuficiência renal crônica. Reposição de ferro (anexo I) e Eritropoietina recombinante humana (anexo II), marque V para verdadeiro e F para falso:
( ) O diagnóstico de deficiência absoluta de ferro em pacientes com insuficiência renal crônica em hemodiálise é realizado quando os seguintes critérios estiverem presentes: Saturação de transferrina< 20% e Ferritina sérica inferior a 200ng/dL.
( ) São considerados critérios de inclusão: Hemocromatose, hemossiderose, anemia hemolítica, ferritina sérica acima de 1.200ng/dL ou saturação de transferrina superior a 50%, hipersensibilidade/intolerância ao produto ou a um de seus componentes.
( ) O diagnóstico de anemia se dá pela presença de hemoglobina superior a 13g/dL em homens e mulheres na pós-menopausa, e superior a 12g/dL em mulheres na pré-menopausa. A avaliação laboratorial deve incluir hemograma completo, dosagem de ferritina e saturação da trans-ferrina. A necessidade de exames adicionais, para diagnóstico diferencial de outras doenças que cursam com anemia, dependerá da avaliação clínica individualizada.
( ) Serão excluídos do protocolo aqueles pacientes que apresentarem: Hipersensibilidade/intolerância ao medicamento proposto ou a um de seus componentes, hipertensão arterial sistêmica não controlada (níveis acima de 140/90mmHg) mesmo com uso de três anti-hipertensivos, anemia de outras etiologias.

Essa pergunta também está no material:

nefro 6
3 pág.

Nefrologia Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos lá: - (V) O diagnóstico de deficiência absoluta de ferro em pacientes com insuficiência renal crônica em hemodiálise é realizado quando os seguintes critérios estiverem presentes: Saturação de transferrina< 20% e Ferritina sérica inferior a 200ng/dL. - (V) São considerados critérios de inclusão: Hemocromatose, hemossiderose, anemia hemolítica, ferritina sérica acima de 1.200ng/dL ou saturação de transferrina superior a 50%, hipersensibilidade/intolerância ao produto ou a um de seus componentes. - (F) O diagnóstico de anemia se dá pela presença de hemoglobina superior a 13g/dL em homens e mulheres na pós-menopausa, e superior a 12g/dL em mulheres na pré-menopausa. A avaliação laboratorial deve incluir hemograma completo, dosagem de ferritina e saturação da trans-ferrina. A necessidade de exames adicionais, para diagnóstico diferencial de outras doenças que cursam com anemia, dependerá da avaliação clínica individualizada. - (V) Serão excluídos do protocolo aqueles pacientes que apresentarem: Hipersensibilidade/intolerância ao medicamento proposto ou a um de seus componentes, hipertensão arterial sistêmica não controlada (níveis acima de 140/90mmHg) mesmo com uso de três anti-hipertensivos, anemia de outras etiologias.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais