Buscar

Sobre o sonho da sra K. e o sonhar na psicoterapia daseinsanalítica (Feijoo, 2011; Evangelista, 2015), é correto afirmar que A) os sonhos revelam p...

Sobre o sonho da sra K. e o sonhar na psicoterapia daseinsanalítica (Feijoo, 2011; Evangelista, 2015), é correto afirmar que
A) os sonhos revelam possibilidades existenciais que uma existência singular está incapaz de se apropriar na vida desperta. Cabe ao daseinsanalista considerar com o paciente a quais fenômenos a existência do sonhador está aberta.
B) como os sonhos revelam desejos da existência, o sonho da sra. K. revela que ela deseja viver um amor platônico com alguém, de preferência alguém intelectualizado, com quem virá a se casar. Nesse sonho ela vivencia a realização desse desejo.
C) na Daseinsanalyse os sonhos são premonitórios. Assim, este sonho antecipa um evento que realmente se dará na sua vida posteriormente, que é se casar com alguém.
D) os sonhos revelam aspectos da relação do paciente-analista. No sonho, a paciente rejeita seu analista (“O professor sai com ela sem dar maior importância ao analista.”), o que indica que ela, realmente, sente amor por ele.
E) como os sonhos são reais, já que não acontecem no mundo (aí) compartilhado em vigília, eles não têm importância na terapia daseinsanalítica.
A
B
C
D
E

Essa pergunta também está no material:

MÓDULO 9 - PSICOLOGIA FENOMENOLOGICA - ESTUDOS DISCIPLINARES - RESPOSTAS
22 pág.

Psicologia Fenomenológica Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) os sonhos revelam possibilidades existenciais que uma existência singular está incapaz de se apropriar na vida desperta. Cabe ao daseinsanalista considerar com o paciente a quais fenômenos a existência do sonhador está aberta. Na psicoterapia daseinsanalítica, os sonhos são considerados como uma forma de expressão da existência singular do paciente, revelando possibilidades existenciais que muitas vezes não são acessíveis na vida desperta. O papel do daseinsanalista é ajudar o paciente a compreender essas possibilidades e a se apropriar delas na vida cotidiana. O sonho da sra. K. é um exemplo disso, pois revela a possibilidade de um relacionamento amoroso que ela não está conseguindo vivenciar na vida desperta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais