Buscar

As discussões acadêmicas sobre estratégia das décadas de 1980 e 1990 são notavelmente dominadas por Michael Porter por meio de três livros: Competi...

As discussões acadêmicas sobre estratégia das décadas de 1980 e 1990 são notavelmente dominadas por Michael Porter por meio de três livros: Competitive strategy, (Estratégia Competitiva) de 1980, Competitive advantage (Vantagem Competitiva), de 1986, e The competitive advantage of nations (A Vantagem Competitiva das Nações), de 1990. Suas contribuições são inestimáveis: modelo das cinco forças competitivas, modelo das estratégias genéricas e vantagens competitivas das nações. Vejamos as afirmacoes abaixo e assinale a errada:
A) A rivalidade entre concorrentes é a primeira força, e a mais óbvia pelo senso comum. Alguns ramos de atividade são compostos de empresas que disputam espaço com alta rivalidade. Observe que o nível de rivalidade afeta as capacidades competitivas de uma empresa, pois quando há alta rivalidade é necessário ter mais investimentos em qualidade, operações, marketing etc. para superar o rival. Em baixa rivalidade ocorre o contrário. Ou seja, o nível de rivalidade afeta a rentabilidade, já que é preciso investir mais para se contrapor a concorrentes mais agressivos.
B) A segunda força de Porter, ameaça de novos entrantes, tem uma peculiaridade. Trata-se da possibilidade de alguma empresa entrar no seu mercado. Não é concorrente atual, e sim a chance de um concorrente potencial. Para analisar esse risco de alguém vir a competir no seu mercado, é preciso entender as barreiras de entrada, que são os fatores que podem impedir/atrapalhar (ou facilitar/incentivar) a entrada de uma empresa em determinado setor.
C) A terceira força é a ameaça de produtos substitutos e envolve a possibilidade, mas nesse caso não é de um novo concorrente no seu mercado, e sim de um produto ou serviço que possa tornar seu produto obsoleto ou sem atrativos. Os fabricantes que não mapearam a ameaça de substituição certamente perderam mercado.
D) poder de barganha de fornecedores, a quarta força, é de simples compreensão: manda quem é mais forte,
A) A rivalidade entre concorrentes é a primeira força, e a mais óbvia pelo senso comum.
B) A segunda força de Porter, ameaça de novos entrantes, tem uma peculiaridade.
C) A terceira força é a ameaça de produtos substitutos e envolve a possibilidade, mas nesse caso não é de um novo concorrente no seu mercado, e sim de um produto ou serviço que possa tornar seu produto obsoleto ou sem atrativos.
D) poder de barganha de fornecedores, a quarta força, é de simples compreensão:

Essa pergunta também está no material:

Prova Administração Estratégica
1 pág.

Administração Estratégica

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A afirmativa errada é: "D) poder de barganha de fornecedores, a quarta força, é de simples compreensão: manda quem é mais forte". Na verdade, o poder de barganha de fornecedores é a capacidade que os fornecedores têm de influenciar os preços, a qualidade e as condições de pagamento dos produtos ou serviços que fornecem. Se os fornecedores são poucos e/ou oferecem produtos ou serviços exclusivos, eles têm mais poder de barganha.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais