Logo Passei Direto
Buscar

Física

Colégio Objetivo
O tempo de vida próprio de um méson π é 2,6.10-8s. Se um feixe dessas partículas se movem com velocidade 0,9c; a) Qual a vida média de um méson π no referencial do laboratório? b) Qual a distância percorrida, em média, por um méson π antes de se desintegrar? c) Qual seria a resposta do item (b) se a dilatação dos tempos fosse desprezada?

User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

a) A vida média de um méson π no referencial do laboratório pode ser calculada pela fórmula da dilatação do tempo: t' = t / (fator de Lorentz) Onde t é o tempo próprio do méson π e o fator de Lorentz é dado por: fator de Lorentz = 1 / sqrt(1 - (v^2/c^2)) Substituindo os valores, temos: fator de Lorentz = 1 / sqrt(1 - (0,9^2/1^2)) = 2,29 t' = 2,6.10^-8 / 2,29 = 1,13.10^-8 s Portanto, a vida média de um méson π no referencial do laboratório é de 1,13.10^-8 s. b) A distância percorrida, em média, por um méson π antes de se desintegrar pode ser calculada pela fórmula: d = v.t' Substituindo os valores, temos: d = 0,9.3.10^8 . 1,13.10^-8 = 10,17 m Portanto, a distância percorrida, em média, por um méson π antes de se desintegrar é de 10,17 metros. c) Se a dilatação dos tempos fosse desprezada, teríamos: t' = t fator de Lorentz = 1 Substituindo os valores, temos: t' = 2,6.10^-8 s d = v.t' = 0,9.3.10^8 . 2,6.10^-8 = 2,34 m Portanto, a distância percorrida, em média, por um méson π antes de se desintegrar seria de 2,34 metros se a dilatação dos tempos fosse desprezada.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Demonstre que ( ) 2 2 2 2 0E p c m c− = e, com base nessa relação, discuta a afirmação: “Toda partícula com massa de repouso nula viaja com a velocidade da luz c”.

No referencial de A, calcule o intervalo de tempo entre o pulso sair do laser e atingir o detector. Enquanto isso, um observador B, parado na estação, vê o trem passar. Considerando essa informação, responda: qual é a velocidade do pulso de luz do laser medida no referencial de B? Justifique sua resposta.

Os cientistas do mundo todo se uniram para construir o maior acelerador de partículas do mundo, o Grande Colisor de Hádrons (Large Hadron Collider). Supondo que dois prótons provenientes deste acelerador de partículas se aproximem frontalmente, cada um com velocidade 0,9c, onde c é a velocidade da luz no vácuo, encontre o módulo da velocidade relativa de aproximação dos dois prótons.

A posição de um ponto material que está em repouso em relação ao sistema de referência S se determina pelas coordenadas x=400m, y=25m, z=12m. No instante t=0 as origens dos sistemas de coordenadas dos sistemas S e S´coincidem. Determine a velocidade do sistema de referência inercial S´, se quando t=50s a posição do ponto material em relação a S´ é dada pelas coordenadas x´=150m, y´=25m, z´=12m.

Um sistema de referência inercial S´se encontra em movimento em relação ao sistema S, adotado como imóvil, com velocidade v=0,8c. Admitindo que em t=0 as origens dos sistemas de referência são coincidentes, determine as coordenadas de um evento medido em S´ no instante t=5s, sendo que para o sistema S as coordenadas medidas para o mesmo evento são: x=3.108m, y=z=0. Determine também o instante em que se produz o evento em S´.

Mais conteúdos dessa disciplina