Logo Passei Direto
Buscar

Física

Colégio Objetivo
Qual das afirmacoes a seguir é correta para a teoria da relatividade de Einstein? a) No vácuo, a velocidade da luz depende do movimento da fonte de luz e tem igual valor em todas as direções. b) Elétrons são expulsos de uma superfície quando ocorre a incidência de uma radiação eletromagnética (luz). c) Em determinados fenômenos, a luz apresenta natureza de partícula e, em outros, natureza ondulatória. d) Na natureza, não podem ocorrer interações de velocidades superiores à velocidade da luz c.

User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta para a teoria da relatividade de Einstein é a letra A: "No vácuo, a velocidade da luz depende do movimento da fonte de luz e tem igual valor em todas as direções." Essa é uma das principais ideias da teoria da relatividade restrita, que afirma que a velocidade da luz é constante e independe do movimento da fonte de luz.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Em 1926, Louis de Broglie formula, na sua tese de doutorado, que as partículas deveriam se comportar como ondas, da mesma forma que a luz, considerada primeiramente como de caráter ondulatório, deveria ser descrita como partícula para explicar o comportamento do espectro de radiação de um corpo negro. A hipótese de Broglie foi confirmada experimentalmente de forma independente por George P. Thomson e Joseph Davisson, em experiências realizadas usando elétrons em que a difração de partículas foi observada pela primeira vez.
Analise as seguintes afirmacoes sobre os dados das tabelas.
I. O comprimento de onda é inversamente proporcional ao momento linear da partícula, com uma constante de proporcionalidade da ordem de 10-34.
II. Pode-se usar um arranjo de átomos de hidrogênio para estudar a difração de bolas de basebol.
III. Lâminas de ouro podem ser usadas como redes de difração em experimentos de difração de elétrons.
a) Apenas I.
b) Apenas I e III.
c) Apenas I e II.
d) Apenas III.

Um parâmetro útil para caracterizar o processo de decaimento radioativo de um núcleo particular é a meia-vida. Assinale a alternativa que apresenta a melhor definição de meia-vida.
a) É o tempo que um núcleo radioativo leva para decair emitindo elétrons e nêutrons.
b) É o tempo gasto para um átomo se tornar radioativo após absorver energia escura emitida pelos átomos próximos.
c) É o tempo gasto para que metade de um dado número de núcleos radioativos sofra decaimento.
d) É metade do tempo gasto para um dado conjunto de núcleos radioativos emitir radiação.
e) É o tempo que um elemento químico gasta para entrar e sair de um meio material.

Uma população humana foi acidentalmente exposta à radiação gama, cujas ondas são eletromagnéticas de grande frequência e equivalem a pequenos comprimentos de onda. A exposição foi letal em aproximadamente 20% da população, e os sobreviventes foram monitorados por equipe médica especializada durante décadas.
Sobre os efeitos da radiação sobre os indivíduos envolvidos nesse acidente, é correto afirmar:
a) a massa das partículas eletromagnéticas causou desvio nas ondas e, consequentemente, baixo poder de penetração na matéria biológica exposta.
b) lesões por queimadura e desidratação foram a principal causa de letalidade, enquanto as mutações foram potencialmente danosas a prazo mais longo.
c) mutações genéticas ocorreram por ionização da matéria, alterando o comportamento dos alelos em uma população e impedindo a evolução por desequilíbrio gênico.
d) a baixa capacidade de penetração dessas ondas eletromagnéticas minimizou os danos genéticos no núcleo celular, sem alteração significativa das frequências alélicas.

De acordo com a Teoria da Relatividade quando objetos se movem através do espaço-tempo com velocidades da ordem da velocidade da luz, as medidas de espaço e tempo sofrem alterações.
A distância Sol-Terra para um observador fixo na Terra é 11 0L l,5 l0 m. Para um nêutron com velocidade v = 0,6 c, essa distância é de
a) 101,2 10 m.
b) 107,5 10 m.
c) 111,0 10 m.
d) 111,2 10 m.
e) 111,5 10 m.

Cerca de 60 fótons devem atingir a córnea para que o olho humano perceba um flash de luz, e aproximadamente metade deles são absorvidos ou refletidos pelo meio ocular. Em média, apenas 5 dos fótons restantes são realmente absorvidos pelos fotorreceptores (bastonetes) na retina, sendo os responsáveis pela percepção luminosa.
Com base nessas informações, é correto afirmar que, em média, a energia absorvida pelos fotorreceptores quando luz verde com comprimento de onda igual a 500 nm atinge o olho humano é igual a
a) 413,30 10 J.
b) 333,96 10 J.
c) 321,98 10 J.
d) 193,96 10 J.
e) 181,98 10 J.

Analise as afirmativas abaixo, relativas à explicação do efeito fotoelétrico, tendo como base o modelo corpuscular da luz.
Assinale a alternativa correta.
I – A energia dos fótons da luz incidente é transferida para os elétrons no metal de forma quantizada.
II – A energia cinética máxima dos elétrons emitidos de uma superfície metálica depende apenas da frequência da luz incidente e da função trabalho do metal.
III – Em uma superfície metálica, elétrons devem ser ejetados independentemente da frequência da luz incidente, desde que a intensidade seja alta o suficiente, pois está sendo transferida energia ao metal.
a) Somente a afirmativa II é verdadeira.
b) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
c) Somente a afirmativa III é verdadeira.
d) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Em certo experimento, um contador Geiger (instrumento que conta o número de eventos de decaimento radioativo por unidade de tempo) foi colocado a 0,5 m de uma amostra radioativa pequena, registrando 1.280 contagens/minuto. Cinco horas mais tarde, quando nova medida foi feita com o contador na mesma posição anterior, foram registradas 80 contagens/minuto.
Com base nessas informações, é correto concluir que a meia-vida da amostra é de
a) 0,6 h.
b) 0,8 h.
c) 1,0 h.
d) 1,25 h.
e) 1,5 h.

A Figura 1 mostra o gráfico da intensidade de radiação por comprimento de onda emitida por um corpo negro para diferentes temperaturas.
Com base nas informações do gráfico, analise as afirmativas abaixo.
I. A temperatura T1 é maior que a temperatura T3.
II. A intensidade total de radiação emitida é maior para temperatura T3.
III. O comprimento de onda para o qual a radiação é máxima é maior para temperatura T3.
IV. As temperaturas T1, T2 e T3 são iguais.
V. As intensidades totais de radiação emitida são iguais para T1, T2 e T3.
a) Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
c) Somente a afirmativa I é verdadeira.
d) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
e) Somente a afirmativa II é verdadeira.

A Figura 1 mostra um diagrama com cinco níveis de energia do átomo de hidrogênio. A Figura 2 mostra o espectro de emissão do átomo de hidrogênio na faixa do visível e do ultravioleta próximo.
A linha Hα (comprimento de onda de 656,3 x 10-9 m) do espectro de emissão do átomo de hidrogênio (Figura 2) corresponde a uma transição entre os níveis:
a) n2 e n1
b) n4 e n2
c) n∞ e n3
d) n3 e n2
e) n3 e n1

Em desintegrações radioativas, várias grandezas físicas são conservadas. Na situação representada na figura, temos um núcleo de Tório (228Th), inicialmente em repouso, decaindo em núcleo de Rádio (224Ra) e emitindo uma partícula . Na desintegração, a partícula  é emitida com uma energia cinética de aproximadamente 8,4 x 10–13 J. Qual é a energia cinética aproximada do núcleo do Rádio?
a) 15,0 x 10–15 J.
b) 8,4 x 10–15 J.
c) 9,0 x 10–15 J.
d) 9,0 x 10–13 J.
e) 15,0 x 10–13 J.

Mais conteúdos dessa disciplina