35. (ITA - 1993) Um raio luminoso incide sobre um espelho plano, formando um ângulo θ com a normal à superfície do espelho. Se o espelho é girado de um ângulo igual a em torno de um eixo que passa pelo ponto P e é perpendicular ao plano da figura, qual o ângulo de rotação do raio refletido? a) θ b) 3,5 θ c) 2,1 θ d) 2,0 θ e) 4,0 θ
1. Uma fonte luminosa puntiforme está a uma profundidade h abaixo da superfície de um lago suficientemente grande em extensão e profundidade. Seja n o índice de refração da água. Da energia total emitida, f é a fração que escapa diretamente da superfície líquida, desprezando a absorção da luz na água e a reflexão que não for total. Nessas condições podemos afirmar que: a) f aumenta se h aumentar b) f diminui se h aumentar c) f = 1 d) f = 21 1 n 1 2 2n e) nenhuma das afirmacoes acima.
6. As figuras representam as intersecções de dois espelhos planos perpendiculares ao papel e formando os ângulos indicados. Em qual das situações, um raio luminoso r, contido no plano do papel que incide no espelho I formando ângulo θ qualquer entre 0 e π/2, emergirá de II paralelo ao raio incidente?