Buscar

Viviane (21 anos) e Aaron (23 anos) decidiram se casar. Viviane, que tinha ouvido falar por sua amiga estudante de Direito acerca de um novo regime...

Viviane (21 anos) e Aaron (23 anos) decidiram se casar. Viviane, que tinha ouvido falar por sua amiga estudante de Direito acerca de um novo regime, disse que gostaria de se casar por ele, a saber, o regime da participação final nos aquestos. Finalizado o processo de habilitação do casamento, celebraram-no sem realizar atos ou negócios adicionais. Referido casamento é existente, válido e eficaz? Qual regime de bens regerá o patrimônio do casal? Justifique.

O casamento é existente, válido e eficaz, mas o regime de bens escolhido não regerá as questões patrimoniais, sendo aplicado o regime legal supletivo, a comunhão parcial de bens.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação discursiva D Familia
4 pág.

Direito de Família e Sucessões Escola Brasileira de DireitoEscola Brasileira de Direito

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Sim, o casamento é existente, válido e eficaz, pois não houve nenhum impedimento legal para a celebração do matrimônio. No entanto, o regime de bens escolhido por Viviane e Aaron, a participação final nos aquestos, não será aplicado, pois não foi realizado nenhum pacto antenupcial para formalizar a escolha do regime. Dessa forma, será aplicado o regime legal supletivo, que é a comunhão parcial de bens, que é o regime padrão para casamentos sem pacto antenupcial.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais