Logo Passei Direto
Buscar
(Faculdade Albert Einstein 2018) Nas plantas de tabaco ocorre uma doença conhecida como mosaico do tabaco, provocada pelo vírus TMV. O TMV tem constituição simples: uma única molécula de RNA encapsulada em um revestimento de proteína. Linhagens diferentes desses vírus são identificáveis pela composição do envoltório proteico. Em um experimento clássico da década de 1950, pesquisadores trabalharam com duas linhagens de TMV. Em cada uma das linhagens, separaram as proteínas do RNA. Em seguida, reuniram as proteínas da linhagem A com o RNA da linhagem B e vice-versa, reconstituindo, assim, vírus completos capazes de infectar as folhas do tabaco. Se uma planta de tabaco fosse infectada com uma linhagem mista de TMV contendo proteínas da linhagem A e RNA da linhagem B, seria esperado encontrar, após algum tempo, nas folhas infectadas,
a) apenas vírus mistos, contendo proteína da linhagem A e RNA da linhagem B.
b) apenas vírus mistos, contendo proteína da linhagem B e RNA da linhagem A.
c) apenas vírus da linhagem B.
d) apenas vírus da linhagem A.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Para entender a questão, precisamos considerar como os vírus se replicam e como a informação genética é transmitida. O vírus do mosaico do tabaco (TMV) possui uma única molécula de RNA que codifica as proteínas do vírus. Quando uma planta é infectada por um vírus, o RNA do vírus é o que determina a produção das proteínas virais. No experimento descrito, ao misturar as proteínas de duas linhagens diferentes de TMV (A e B) com o RNA da outra linhagem, o que acontece é que o RNA controla a produção das proteínas. Portanto, se uma planta for infectada com uma linhagem mista de TMV contendo proteínas da linhagem A e RNA da linhagem B, o RNA da linhagem B vai direcionar a produção de proteínas da linhagem B. Assim, após a infecção, a planta irá produzir apenas vírus da linhagem B, pois o RNA da linhagem B é o que está presente e é ele que determina a produção das proteínas. Portanto, a resposta correta é: c) apenas vírus da linhagem B.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Se uma planta de tabaco fosse infectada com uma linhagem mista de TMV contendo proteínas da linhagem A e RNA da linhagem B, seria esperado encontrar, após algum tempo, nas folhas infectadas a) apenas vírus mistos, contendo proteína da linhagem A e RNA da linhagem B. Isso ocorre porque o envoltório proteico do vírus é responsável por determinar a especificidade do vírus para infectar uma determinada espécie de planta. Quando as proteínas e o RNA de diferentes linhagens são misturados, o vírus resultante terá proteínas da linhagem A e RNA da linhagem B, formando um vírus misto.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(UNICAMP 2021) A partícula viral do novo coronavírus (SARS-CoV-2), conhecida como vírion, é constituída por poucas proteínas, uma fita de RNA e um envelope derivado de estruturas celulares, como membrana plasmática e organelas. A Organização Mundial de Saúde recomenda hábitos de higiene para prevenção da contaminação ao SARS-CoV-2, incluindo lavar com frequência as mãos com água e sabão. Considerando seus conhecimentos sobre vírus, assinale a alternativa que justifica a recomendação apresentada no texto.
a) As poucas proteínas que compõem o nucleocapsídeo são diluídas em contato com sabão e água, na qual existe pouca tensão superficial, e, portanto, a partícula viral não é capaz de infectar a célula humana.
b) O envelope viral é formado por lipídios, moléculas anfipáticas, que, em contato com sabão e água (moléculas apolar e polar respectivamente), têm sua estrutura rompida, inativando assim a partícula viral.
c) A fita de RNA é formada por nucleotídeos que contêm ribose, açúcar e fosfato, e, em contato com sabão e água, têm sua capacidade de integração ao DNA da célula humana bloqueada.
d) As organelas, constituídas por lipídios, carboidratos e proteínas, em contato com sabão e água, são clivadas e perdem a capacidade de produzir moléculas essenciais ao metabolismo viral.

Mais conteúdos dessa disciplina