Logo Passei Direto
Buscar

Vôlei

Outros
A ginástica é um esporte em que várias sequências de movimentos são exercidas visando fortalecer, desenvolver, aperfeiçoar e dar flexibilidade ao corpo através de rotinas de exercícios físicos. Embora o termo ginástica tenha sido utilizado primeiro por atletas gregos, hoje é um tipo de esporte em que são realizadas diferentes séries de exercícios rítmicos que integram todo o corpo e podem ser realizadas sozinhas ou através de vários dispositivos ou ferramentas como aros, palcos, bolas, fitas e etc. De acordo com o tipo de ginástica, podemos organizá-la em duas modalidades principais: as não competitivas, como as aeróbicas que são praticadas em academias e também as competitivas, onde é exercido algum tipo de competição, como as olímpicas. Em relação as modalidades de ginástica, assinale a alternativa CORRETA:

a) A Ginástica Artística não é praticada por mulheres, mas é reconhecida por suas rotinas envolventes e desafiadoras que incorporam elementos acrobáticos, de força e flexibilidade.
b) A Ginástica Rítmica é uma modalidade praticada por homens e mulheres e mistura elementos da dança e expressões artísticas em suas apresentações que podem ser individuais ou por equipe.
c) A Ginástica acrobática possui movimentos e formações apresentadas em duplas e em grupos, exige muita técnica e flexibilidade. É muito utilizada nas atividades circenses.
d) A Ginástica para todos (Ginástica Geral) é uma ginástica direcionada a competição e somente os mais aptos podem competir nas categorias profissionais. As competições acontecem de maneira individual e por equipes.
e) A Ginástica Artística conta com apresentações individuais e em equipe, nos aparelhos: bolas, fita, arco e maças. Essa modalidade incorpora elementos da dança e da arte nas apresentações dos homens e das mulheres.
User badge image
EducaFit

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra E: "A Ginástica Artística conta com apresentações individuais e em equipe, nos aparelhos: bolas, fita, arco e maças. Essa modalidade incorpora elementos da dança e da arte nas apresentações dos homens e das mulheres." As outras alternativas apresentam informações incorretas sobre as modalidades de ginástica.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

a criação da função do líbero, um jogador especialista em defesa, que tornou o jogo mais emocionante, proporcionado jogadas mais longas. A lógica do esporte de alto nível busca sempre a vitória, para tanto as equipes lançam mão de estratégias técnicas para superar o adversário. Assim, o voleibol conta com diferentes fundamentos técnicos e ações de jogo. Nesse contexto, analise as afirmacoes a seguir: I - A bola de voleibol deve ser rebatida, e nunca retida ou lançada. Os principais gestos técnicos são a manchete, o toque e a cortada. II - O toque é um movimento realizado com os braços estendidos a frente do corpo, com os joelhos flexionados, onde o jogador rebate a bola com os antebraços. III - O saque é uma ação realizada atrás da linha de fundo e é a ação inicial de cada ponto. Alguns exemplos são o saque viagem, flutuado, parado. IV - A recepção é a ação de receber o saque adversário, tem por função passar a bola para o levantador, numa posição próxima à rede. V - O bloqueio é uma ação defensiva que tem por função bloquear o ataque adversário. Só pode ser realizado pelos jogadores que estão na zona de defesa. Considerando as informações apresentadas, é correto o que se afirma em:
I - A bola de voleibol deve ser rebatida, e nunca retida ou lançada. Os principais gestos técnicos são a manchete, o toque e a cortada.
II - O toque é um movimento realizado com os braços estendidos a frente do corpo, com os joelhos flexionados, onde o jogador rebate a bola com os antebraços.
III - O saque é uma ação realizada atrás da linha de fundo e é a ação inicial de cada ponto. Alguns exemplos são o saque viagem, flutuado, parado.
IV - A recepção é a ação de receber o saque adversário, tem por função passar a bola para o levantador, numa posição próxima à rede.
V - O bloqueio é uma ação defensiva que tem por função bloquear o ataque adversário. Só pode ser realizado pelos jogadores que estão na zona de defesa.
a) I, II, e III apenas;
b) II, III e V apenas;
c) III, IV e V apenas;
d) II, IV e V apenas;
e) I, III e IV apenas;

A quadra de voleibol é dividida em seis posições, cada uma delas ocupada por um jogador diferente. Os jogadores mudam constantemente de posição, num sistema de rodízio. Ao início de cada ponto, os jogadores devem estar nas posições corretas, mas depois que a bola entra em jogo, eles podem trocar de posição. Cada jogador tem sua posição correspondente, fator que serve como referencial para a arbitragem avaliar se as posições estão corretas. Ao início de cada set, a arbitragem é informada sobre a posição inicial de cada jogador. O voleibol também apresenta uma função bastante específica, o líbero, jogador especializado em defesa e recepção, que entra somente nas posições da zona de defesa. Considerando o conteúdo aprendido na aula sobre posições e rodízio no voleibol, assinale a alternativa correta

a) As posições da quadra de voleibol são numeradas de 0 a 6 e o rodízio entre os jogadores ocorre no sentido anti-horário.
b) As posições 1, 2 e 3 ficam situadas na zona de ataque. Já as posições 4, 5 e 6 ficam na zona de defesa.
c) A posição 5 fica na entrada de rede, enquanto a posição 3 fica na saída de rede. O saque é realizado da posição 6.
d) Caso um jogador esteja na posição errada em relação ao seu correspondente, antes do início do ponto, será considerada falta.
e) Depois do início de cada ponto, com a bola em jogo, os jogadores devem manter sua posição inicial, ou seja, não podem trocar de posição.

No jogo de voleibol, cada jogador desempenha uma função especializada: levantador, ponteiro, oposto, central e líbero. Alguns fatores são fundamentais para determinar qual é a melhor função para cada jogador: habilidade técnica, altura, agilidade, potência de ataque, entre outros. Dessa maneira, as equipes de voleibol maximizam suas possiblidades de vitória, buscando sempre a maior eficiência possível na execução dos principais fundamentos. Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir: I - O Levantador é responsável por distribuir taticamente os levantamentos, não participa da recepção e normalmente é o jogador mais habilidoso da equipe. II - O Central normalmente é um jogador bastante alto, muito importante no bloqueio, e que é substituído pelo líbero quando passa pela zona de defesa. III - O Oposto é um atacante que não participa da recepção e ataca pela saída de rede. Normalmente opostos canhotos apresentam grande destaque. IV - O Ponteiro ataca pela entrada de rede quando está na zona de ataque, é um jogador que participa da recepção e tem como correspondente outro ponteiro. V - O líbero é um jogador especializado em defesa, não participa do saque, não pode bloquear e passa somente pela zona de defesa, nas posições 1, 6 e 5 De acordo com seu conhecimento, é CORRETO o que se afirma em:
I - O Levantador é responsável por distribuir taticamente os levantamentos, não participa da recepção e normalmente é o jogador mais habilidoso da equipe.
II - O Central normalmente é um jogador bastante alto, muito importante no bloqueio, e que é substituído pelo líbero quando passa pela zona de defesa.
III - O Oposto é um atacante que não participa da recepção e ataca pela saída de rede. Normalmente opostos canhotos apresentam grande destaque.
IV - O Ponteiro ataca pela entrada de rede quando está na zona de ataque, é um jogador que participa da recepção e tem como correspondente outro ponteiro.
V - O líbero é um jogador especializado em defesa, não participa do saque, não pode bloquear e passa somente pela zona de defesa, nas posições 1, 6 e 5
a) I e III apenas.
b) II e IV apenas.
c) I, III e V apenas.
d) II, IV e V apenas.
e) I, II, III, IV e V.

co, a bola, a corda, a fita e as maças.   Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir. I - Na GR a expressão artística é fundamental, por isso os passos de balé são mais importantes que os movimentos de ginástica. As apresentações refletem uma fusão única de habilidade técnica e estética visual. II - A GR tinha como objetivo inicial a educação das mulheres para o desenvolvimento da graça, da harmonia de formas, da sensibilidade e da delicadeza. III - A GR é um esporte que reconhecidamente marcou sua história por compartilhar saberes estéticos advindos da arte (música e dança) e no contexto brasileiro, essa modalidade foi iniciada por Ilona Peuker, uma professora e técnica húngara. IV - São aparelhos da Ginástica Rítmica: O arco, a bola, a fita, as maças, o cavalo e a trave de equilíbrio.  Considerando o contexto apresentado, é CORRETO o que se afirma em:
I - Na GR a expressão artística é fundamental, por isso os passos de balé são mais importantes que os movimentos de ginástica. As apresentações refletem uma fusão única de habilidade técnica e estética visual.
II - A GR tinha como objetivo inicial a educação das mulheres para o desenvolvimento da graça, da harmonia de formas, da sensibilidade e da delicadeza.
III - A GR é um esporte que reconhecidamente marcou sua história por compartilhar saberes estéticos advindos da arte (música e dança) e no contexto brasileiro, essa modalidade foi iniciada por Ilona Peuker, uma professora e técnica húngara.
IV - São aparelhos da Ginástica Rítmica: O arco, a bola, a fita, as maças, o cavalo e a trave de equilíbrio.
a) I e II apenas.
b) II e III, apenas.
c) I, II e III, apenas.
d) I, II e IV, apenas.
e) I, II, III e IV

Mais conteúdos dessa disciplina