Buscar

João ajuizou ação visando obter reparação de danos decorrentes de ato ilícito praticado por Pedro. Recebida a ação, Pedro foi citado e apresentou, ...

João ajuizou ação visando obter reparação de danos decorrentes de ato ilícito praticado por Pedro. Recebida a ação, Pedro foi citado e apresentou, tempestivamente, a contestação. Após a tramitação do processo, a juíza proferiu sentença de improcedência do pedido e as partes foram devidamente intimadas. Apesar de não concordar com os fundamentos da sentença, João deixou transcorrer in albis o prazo para apelação e a sentença transitou em julgado. No entanto, João foi informado de que Pedro e a juíza são casados há 20 anos. Sabendo que o trânsito em julgado ocorreu há um ano, assinale a alternativa correta.
Visando obter nova decisão judicial, João deverá propor ação rescisória, fundamentada no fato da sentença ter sido proferida por juiz impedido.

Essa pergunta também está no material:

QUESTOES TEORIAS GP 4 5 6 ESTACIO
19 pág.

Teoria do Processo Geral Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: Verdadeira. João deverá propor ação rescisória, fundamentada no fato da sentença ter sido proferida por juiz impedido, uma vez que a juíza que proferiu a sentença é casada com Pedro, o réu na ação. O impedimento do juiz é uma das hipóteses de cabimento da ação rescisória, prevista no artigo 966, inciso IV, do Código de Processo Civil. No entanto, é importante ressaltar que a ação rescisória deve ser proposta no prazo de 2 anos contados do trânsito em julgado da sentença, conforme previsto no artigo 975 do CPC.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais