Buscar

São designados sofistas os interlocutores de Sócrates e Platão, pertencentes ao século V a.C., que deram enfoque antropológico a questões morais, p...

São designados sofistas os interlocutores de Sócrates e Platão, pertencentes ao século V a.C., que deram enfoque antropológico a questões morais, políticas e metafísicas que debatiam. Sobre a filosofia dos sofistas, assinale o que for correto.
I. A palavra sofista vem de sophos, “sábio”, pois designava os professores da sabedoria. Adquiriu, posteriormente, sentido pejorativo, em virtude da utilização de raciocínios capciosos, chamados “sofismas”.
II. Os sofistas não representam a nobreza aristocrática enraizada de Atenas, razão pela qual não praticavam a filosofia por amor à sabedoria, como Sócrates, Platão e Aristóteles, uma vez que, para garantir a subsistência, cobravam por suas aulas.
III. Platão, na obra Teeteto, opõe-se radicalmente a Protágoras, autor da afirmação “o homem é a medida de todas as coisas”.
IV. Pelo teor fortemente relativista em suas teses sobre a origem das espécies, Aristóteles também pode ser considerado um sofista.
a) I, II e III apenas.
b) II e IV apenas.
c) Todas as afirmações.
d) II e III apenas.
e) I, III e IV apenas.

Essa pergunta também está no material:

02 26 (Filosofia - Caderno 1) [Tetra e Medicina]
23 pág.

Enem Colégio Dom BoscoColégio Dom Bosco

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A filosofia dos sofistas é um tema importante na história da filosofia. Sobre as afirmações apresentadas, podemos dizer que: I. Correto. A palavra sofista vem de sophos, que significa "sábio", e inicialmente designava professores da sabedoria. Posteriormente, a palavra adquiriu um sentido pejorativo, em virtude da utilização de raciocínios capciosos, chamados "sofismas". II. Correto. Os sofistas não representam a nobreza aristocrática enraizada de Atenas, razão pela qual não praticavam a filosofia por amor à sabedoria, como Sócrates, Platão e Aristóteles, uma vez que, para garantir a subsistência, cobravam por suas aulas. III. Correto. Platão, na obra Teeteto, opõe-se radicalmente a Protágoras, autor da afirmação "o homem é a medida de todas as coisas". IV. Incorreto. Aristóteles não pode ser considerado um sofista, pois suas teses não são relativistas em relação à origem das espécies. Portanto, a alternativa correta é a letra d) II e III apenas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando