Buscar

1. (Fuvest 2016) [PORCENTAGEM] A hortênsia (Hydrangea macrophylla) produz flores azuis quando cultivada em solo de ???????? < 5. Quando o pH do solo é ...

1. (Fuvest 2016) [PORCENTAGEM] A hortênsia (Hydrangea macrophylla) produz flores azuis quando cultivada em solo de ???????? < 5. Quando o pH do solo é maior do que 5, as flores tornam-se rosadas. Um jardineiro recebeu uma encomenda de hortênsias rosadas. Ele dispõe de um jardim plano, com as formas e dimensões descritas na figura abaixo, e cujo solo apresenta ???????? = 4. Para obter um solo adequado à produção de flores rosadas, o jardineiro deverá adicionar uniformemente 300 ???? de calcário dolomítico por ????2 de terreno.
a) Calcule a massa, em quilogramas, de calcário dolomítico necessária para a correção do solo do jardim.
O calcário dolomítico é uma mistura de carbonato de cálcio e carbonato de magnésio. Ao adquirir um pacote desse produto, o jardineiro observou que, no rótulo, sua composição estava expressa na forma das porcentagens, em massa, dos óxidos de cálcio e de magnésio que poderiam ser obtidos a partir dos correspondentes carbonatos contidos no calcário dolomítico.
b) Calcule a porcentagem, em massa, de carbonato de magnésio presente no calcário dolomítico adquirido pelo jardineiro.

Essa pergunta também está no material:

05 29 (Lista - Estequiometria) [HEXA]
2 pág.

Enem Escola Santa AfraEscola Santa Afra

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

a) Para obter um solo adequado à produção de flores rosadas, o jardineiro deverá elevar o pH do solo para um valor maior que 5. Como o solo atual apresenta pH = 4, é necessário aumentar em 1 unidade o pH. Sabendo que o jardim tem área de 100 m², a quantidade de calcário dolomítico necessária é: 300 kg/100 m² = 3 kg/m² Assim, a massa total de calcário dolomítico necessária é: 3 kg/m² x 100 m² = 300 kg Portanto, o jardineiro deverá adicionar 300 kg de calcário dolomítico no solo do jardim. b) O calcário dolomítico é uma mistura de carbonato de cálcio (CaCO3) e carbonato de magnésio (MgCO3). Sabendo que a composição do calcário dolomítico é dada em porcentagem em massa dos óxidos de cálcio (CaO) e magnésio (MgO), temos: - CaO: 30% - MgO: 20% Para calcular a porcentagem em massa de MgCO3, é necessário converter as porcentagens em massa dos óxidos para as massas dos carbonatos correspondentes. Para isso, basta dividir as porcentagens em massa por suas respectivas massas molares e multiplicar pelo fator de conversão: - CaCO3: 100 g de CaO correspondem a 100 g de CaCO3 (massa molar do CaO = 56 g/mol; massa molar do CaCO3 = 100 g/mol) - MgCO3: 100 g de MgO correspondem a 161,8 g de MgCO3 (massa molar do MgO = 40 g/mol; massa molar do MgCO3 = 84 g/mol) Assim, temos: - CaCO3: 30 g de CaO correspondem a 53,6 g de CaCO3 (30 g ÷ 56 g/mol x 100 g/mol) - MgCO3: 20 g de MgO correspondem a 32,4 g de MgCO3 (20 g ÷ 40 g/mol x 161,8 g/mol) A porcentagem em massa de MgCO3 no calcário dolomítico é dada por: - MgCO3: (32,4 g ÷ (53,6 g + 32,4 g)) x 100% = 37,7% Portanto, a porcentagem em massa de MgCO3 no calcário dolomítico adquirido pelo jardineiro é de aproximadamente 37,7%.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando